Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXOS DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE TEIXEIRA DE FREITAS-BA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128719
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9168
    "inscrito_id" => 20112
    "titulo" => "REFLEXOS DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE TEIXEIRA DE FREITAS-BA"
    "resumo" => "O trabalho propõe uma discussão teórico-metodológica sobre os reflexos das metodologias ativas no ensino de História nas séries finais do Ensino Fundamental. Essa discussão surge a partir de experiências vivenciadas em uma sala de aula de uma escola pública no município de Teixeira de Freitas, Bahia. Tais experiências foram possíveis graças ao Componente de Estágio Curricular Supervisionado de Observação do curso de Licenciatura em História do Departamento de Educação - DEDC – Campus X, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Trata-se de um estudo de caso, realizado por meio de uma revisão bibliográfica, analisando obras de teóricos renomados como John Dewey (1944), José Moran (2018), Michael Fullan (2009) e Paulo Freire (1970), além de uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017. Como ferramenta metodológica, utilizou-se também da pesquisa de campo, que se concretizou pela aplicação de questionários às professoras responsáveis pelo ensino de História na escola investigada. O objetivo do questionário era compreender o entendimento dessas professoras sobre a importância e a aplicação de metodologias pedagógicas alternativas para melhorar o ensino de História. Com a experiência de Estágio e essa pesquisa podemos afirmar que o uso de metodologias ativas nas séries finais do ensino de História favorece o aprendizado dos alunos, que como foi observado apresentaram melhor desempenho nos conteúdos propostos e estudados, assim como, alcançaram as competências e habilidades necessárias tanto no processo de ensino e aprendizagem quanto na sua formação cidadã."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20112_TB9168_29102025215518.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TIAGO PEREIRA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "SEMPRE TIAGO"
    "autor_email" => "thipereira919@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128719
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9168
    "inscrito_id" => 20112
    "titulo" => "REFLEXOS DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE TEIXEIRA DE FREITAS-BA"
    "resumo" => "O trabalho propõe uma discussão teórico-metodológica sobre os reflexos das metodologias ativas no ensino de História nas séries finais do Ensino Fundamental. Essa discussão surge a partir de experiências vivenciadas em uma sala de aula de uma escola pública no município de Teixeira de Freitas, Bahia. Tais experiências foram possíveis graças ao Componente de Estágio Curricular Supervisionado de Observação do curso de Licenciatura em História do Departamento de Educação - DEDC – Campus X, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Trata-se de um estudo de caso, realizado por meio de uma revisão bibliográfica, analisando obras de teóricos renomados como John Dewey (1944), José Moran (2018), Michael Fullan (2009) e Paulo Freire (1970), além de uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017. Como ferramenta metodológica, utilizou-se também da pesquisa de campo, que se concretizou pela aplicação de questionários às professoras responsáveis pelo ensino de História na escola investigada. O objetivo do questionário era compreender o entendimento dessas professoras sobre a importância e a aplicação de metodologias pedagógicas alternativas para melhorar o ensino de História. Com a experiência de Estágio e essa pesquisa podemos afirmar que o uso de metodologias ativas nas séries finais do ensino de História favorece o aprendizado dos alunos, que como foi observado apresentaram melhor desempenho nos conteúdos propostos e estudados, assim como, alcançaram as competências e habilidades necessárias tanto no processo de ensino e aprendizagem quanto na sua formação cidadã."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20112_TB9168_29102025215518.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TIAGO PEREIRA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "SEMPRE TIAGO"
    "autor_email" => "thipereira919@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O trabalho propõe uma discussão teórico-metodológica sobre os reflexos das metodologias ativas no ensino de História nas séries finais do Ensino Fundamental. Essa discussão surge a partir de experiências vivenciadas em uma sala de aula de uma escola pública no município de Teixeira de Freitas, Bahia. Tais experiências foram possíveis graças ao Componente de Estágio Curricular Supervisionado de Observação do curso de Licenciatura em História do Departamento de Educação - DEDC – Campus X, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Trata-se de um estudo de caso, realizado por meio de uma revisão bibliográfica, analisando obras de teóricos renomados como John Dewey (1944), José Moran (2018), Michael Fullan (2009) e Paulo Freire (1970), além de uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017. Como ferramenta metodológica, utilizou-se também da pesquisa de campo, que se concretizou pela aplicação de questionários às professoras responsáveis pelo ensino de História na escola investigada. O objetivo do questionário era compreender o entendimento dessas professoras sobre a importância e a aplicação de metodologias pedagógicas alternativas para melhorar o ensino de História. Com a experiência de Estágio e essa pesquisa podemos afirmar que o uso de metodologias ativas nas séries finais do ensino de História favorece o aprendizado dos alunos, que como foi observado apresentaram melhor desempenho nos conteúdos propostos e estudados, assim como, alcançaram as competências e habilidades necessárias tanto no processo de ensino e aprendizagem quanto na sua formação cidadã.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.