Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTRATÉGIAS DE APLICAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO DE QUÍMICA: UM DIAGNÓSTICO PARA REFLEXÃO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem como objetivo obter indicíos sobre a aplicação de Jogos Educativos (JEs) em publicações da área do Ensino de Química (EQ), com base na concepção vigotskiana de ensino e aprendizagem (Vigotski, 2009). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo revisão bibliográfica (Gil, 2024), com foco no Portal de Periódicos da CAPES, por meio da qual avaliou-se quais atividades, para além do JE, são propostas e/ou realizadas em consonância a prática lúdica, de modo a potencializá-la. Por meio da Análise de Conteúdo (Bardin, 2015), selecionou-se 44 artigos na plataforma. A análise das descrições sobre a aplicação do JE revelou que os JEs são frequentemente utilizados como uma atividade intermediária (aplicado entre atividades). Em geral, sua aplicação ocorre após uma atividade diagnóstica, sendo o questionário o principal instrumento utilizado; e é sucedido por uma atividade final de cunho avaliativo, sendo o questionário o instrumento mais frequente. Este padrão de aplicação sugere que não há um planejamento para tornar o JE um recurso capaz de fornecer evidências de aprendizagem por si, seja para avaliar o seu próprio potencial ou para docentes obterem um diagnóstico sobre o estado de conhecimento do aprendente. Este resultado nos direciona a pensar sobre como avaliar a aprendizagem por meio da atuação do aluno no JE, o que nos permite ampliar as discussões sobre a implementação deste tipo de recurso em sala de aula, e incentiva o desenvolvimento de diferentes perspectivas para uso do JE, diversificando as possibilidades de planejamento docente. A questão que levantamos com este estudo não é a substituição desse padrão, mas a necessidade de salientar que a experiência de jogo pode fornecer evidências para o docente; e diante dos resultados obtidos, temos indícios de que poucos JEs são planejados enquanto recursos para avaliação direta da aprendizagem, perspectiva que expande as discussões da área.

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