Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE LETRAS E SENTIDOS: PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128692
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9103
    "inscrito_id" => 15417
    "titulo" => "ENTRE LETRAS E SENTIDOS: PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL I"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência pedagógica desenvolvida no contexto do Ensino Fundamental I, com foco nos processos de alfabetização e letramento de alunos em fase inicial de aprendizagem da leitura e da escrita. A experiência foi realizada na Escola Municipal Roxana Pereira Bonessi, localizada no município de Presidente Figueiredo, no estado do Amazonas. A proposta pedagógica buscou articular o domínio do sistema alfabético com o desenvolvimento das práticas sociais da leitura e da escrita. As estratégias utilizadas incluíram atividades lúdicas e contextualizadas, como “Bingo das Letras”, “Dominó das Sílabas”, “Jogo da Memória com Palavras”, “Caça-palavras temático”, “Roda de leitura com reconto oral”, “Alfabeto móvel”, “Leitura de rótulos e embalagens”, “Produção coletiva de bilhetes e listas” e “Caixa surpresa da leitura”. O planejamento considerou a mediação ativa do professor como elemento central para despertar o interesse dos alunos e favorecer sua autonomia como leitores e produtores de texto. A experiência evidenciou avanços significativos no desempenho dos estudantes, como a ampliação do vocabulário, o reconhecimento de palavras, a fluência leitora e o gosto pela leitura e pela escrita. Os resultados reforçam a importância de práticas pedagógicas intencionais, sensíveis e socialmente contextualizadas, que promovam não apenas a alfabetização mecânica, mas o desenvolvimento integral da linguagem escrita, com sentido e função social. Dessa forma, reafirma-se a urgência de uma educação comprometida com a formação de sujeitos críticos, autônomos e plenamente alfabetizados e letrados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15417_TB9103_23102025222959.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARLETE SOUZA DA SILVA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ARLETE SOUZA"
    "autor_email" => "arlete_presidente@hotmail.com"
    "autor_ies" => "ESCOLA SUPERIOR BATISTA DO AMAZONAS (ESBAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128692
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9103
    "inscrito_id" => 15417
    "titulo" => "ENTRE LETRAS E SENTIDOS: PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL I"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência pedagógica desenvolvida no contexto do Ensino Fundamental I, com foco nos processos de alfabetização e letramento de alunos em fase inicial de aprendizagem da leitura e da escrita. A experiência foi realizada na Escola Municipal Roxana Pereira Bonessi, localizada no município de Presidente Figueiredo, no estado do Amazonas. A proposta pedagógica buscou articular o domínio do sistema alfabético com o desenvolvimento das práticas sociais da leitura e da escrita. As estratégias utilizadas incluíram atividades lúdicas e contextualizadas, como “Bingo das Letras”, “Dominó das Sílabas”, “Jogo da Memória com Palavras”, “Caça-palavras temático”, “Roda de leitura com reconto oral”, “Alfabeto móvel”, “Leitura de rótulos e embalagens”, “Produção coletiva de bilhetes e listas” e “Caixa surpresa da leitura”. O planejamento considerou a mediação ativa do professor como elemento central para despertar o interesse dos alunos e favorecer sua autonomia como leitores e produtores de texto. A experiência evidenciou avanços significativos no desempenho dos estudantes, como a ampliação do vocabulário, o reconhecimento de palavras, a fluência leitora e o gosto pela leitura e pela escrita. Os resultados reforçam a importância de práticas pedagógicas intencionais, sensíveis e socialmente contextualizadas, que promovam não apenas a alfabetização mecânica, mas o desenvolvimento integral da linguagem escrita, com sentido e função social. Dessa forma, reafirma-se a urgência de uma educação comprometida com a formação de sujeitos críticos, autônomos e plenamente alfabetizados e letrados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15417_TB9103_23102025222959.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARLETE SOUZA DA SILVA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ARLETE SOUZA"
    "autor_email" => "arlete_presidente@hotmail.com"
    "autor_ies" => "ESCOLA SUPERIOR BATISTA DO AMAZONAS (ESBAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência pedagógica desenvolvida no contexto do Ensino Fundamental I, com foco nos processos de alfabetização e letramento de alunos em fase inicial de aprendizagem da leitura e da escrita. A experiência foi realizada na Escola Municipal Roxana Pereira Bonessi, localizada no município de Presidente Figueiredo, no estado do Amazonas. A proposta pedagógica buscou articular o domínio do sistema alfabético com o desenvolvimento das práticas sociais da leitura e da escrita. As estratégias utilizadas incluíram atividades lúdicas e contextualizadas, como “Bingo das Letras”, “Dominó das Sílabas”, “Jogo da Memória com Palavras”, “Caça-palavras temático”, “Roda de leitura com reconto oral”, “Alfabeto móvel”, “Leitura de rótulos e embalagens”, “Produção coletiva de bilhetes e listas” e “Caixa surpresa da leitura”. O planejamento considerou a mediação ativa do professor como elemento central para despertar o interesse dos alunos e favorecer sua autonomia como leitores e produtores de texto. A experiência evidenciou avanços significativos no desempenho dos estudantes, como a ampliação do vocabulário, o reconhecimento de palavras, a fluência leitora e o gosto pela leitura e pela escrita. Os resultados reforçam a importância de práticas pedagógicas intencionais, sensíveis e socialmente contextualizadas, que promovam não apenas a alfabetização mecânica, mas o desenvolvimento integral da linguagem escrita, com sentido e função social. Dessa forma, reafirma-se a urgência de uma educação comprometida com a formação de sujeitos críticos, autônomos e plenamente alfabetizados e letrados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.