ENTRE LETRAS E SENTIDOS: PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL I
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128692 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9103 "inscrito_id" => 15417 "titulo" => "ENTRE LETRAS E SENTIDOS: PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL I" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência pedagógica desenvolvida no contexto do Ensino Fundamental I, com foco nos processos de alfabetização e letramento de alunos em fase inicial de aprendizagem da leitura e da escrita. A experiência foi realizada na Escola Municipal Roxana Pereira Bonessi, localizada no município de Presidente Figueiredo, no estado do Amazonas. A proposta pedagógica buscou articular o domínio do sistema alfabético com o desenvolvimento das práticas sociais da leitura e da escrita. As estratégias utilizadas incluíram atividades lúdicas e contextualizadas, como “Bingo das Letras”, “Dominó das Sílabas”, “Jogo da Memória com Palavras”, “Caça-palavras temático”, “Roda de leitura com reconto oral”, “Alfabeto móvel”, “Leitura de rótulos e embalagens”, “Produção coletiva de bilhetes e listas” e “Caixa surpresa da leitura”. O planejamento considerou a mediação ativa do professor como elemento central para despertar o interesse dos alunos e favorecer sua autonomia como leitores e produtores de texto. A experiência evidenciou avanços significativos no desempenho dos estudantes, como a ampliação do vocabulário, o reconhecimento de palavras, a fluência leitora e o gosto pela leitura e pela escrita. Os resultados reforçam a importância de práticas pedagógicas intencionais, sensíveis e socialmente contextualizadas, que promovam não apenas a alfabetização mecânica, mas o desenvolvimento integral da linguagem escrita, com sentido e função social. Dessa forma, reafirma-se a urgência de uma educação comprometida com a formação de sujeitos críticos, autônomos e plenamente alfabetizados e letrados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15417_TB9103_23102025222959.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARLETE SOUZA DA SILVA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ARLETE SOUZA" "autor_email" => "arlete_presidente@hotmail.com" "autor_ies" => "ESCOLA SUPERIOR BATISTA DO AMAZONAS (ESBAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128692 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9103 "inscrito_id" => 15417 "titulo" => "ENTRE LETRAS E SENTIDOS: PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL I" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência pedagógica desenvolvida no contexto do Ensino Fundamental I, com foco nos processos de alfabetização e letramento de alunos em fase inicial de aprendizagem da leitura e da escrita. A experiência foi realizada na Escola Municipal Roxana Pereira Bonessi, localizada no município de Presidente Figueiredo, no estado do Amazonas. A proposta pedagógica buscou articular o domínio do sistema alfabético com o desenvolvimento das práticas sociais da leitura e da escrita. As estratégias utilizadas incluíram atividades lúdicas e contextualizadas, como “Bingo das Letras”, “Dominó das Sílabas”, “Jogo da Memória com Palavras”, “Caça-palavras temático”, “Roda de leitura com reconto oral”, “Alfabeto móvel”, “Leitura de rótulos e embalagens”, “Produção coletiva de bilhetes e listas” e “Caixa surpresa da leitura”. O planejamento considerou a mediação ativa do professor como elemento central para despertar o interesse dos alunos e favorecer sua autonomia como leitores e produtores de texto. A experiência evidenciou avanços significativos no desempenho dos estudantes, como a ampliação do vocabulário, o reconhecimento de palavras, a fluência leitora e o gosto pela leitura e pela escrita. Os resultados reforçam a importância de práticas pedagógicas intencionais, sensíveis e socialmente contextualizadas, que promovam não apenas a alfabetização mecânica, mas o desenvolvimento integral da linguagem escrita, com sentido e função social. Dessa forma, reafirma-se a urgência de uma educação comprometida com a formação de sujeitos críticos, autônomos e plenamente alfabetizados e letrados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15417_TB9103_23102025222959.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARLETE SOUZA DA SILVA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ARLETE SOUZA" "autor_email" => "arlete_presidente@hotmail.com" "autor_ies" => "ESCOLA SUPERIOR BATISTA DO AMAZONAS (ESBAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }