Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIÁLOGOS SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR: POSSÍVEIS INTERVENÇÕES DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL HISTÓRICO CULTURAL FRENTE ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A concepção de aprendizagem possui íntima relação com o desenvolvimento do sujeito, ao tempo que estimula as funções psicológicas elementares e superiores, decorrentes de fatores sociais, ambientais, intrapsíquicos e neurológicos (Vigotski, 2001). Por tal, as dificuldades de aprendizagem rompem com o padrão de desenvolvimento universal, o que gera exclusão. Mantoan (2003) dialoga sobre a política de inclusão escolar, reivindicando uma mudança no paradigma educacional: ao inserir radicalmente o aluno com dificuldades de aprendizagem cessam-se as políticas de segregação na educação. O corpus deste trabalho, explora possíveis caminhos realizados pela psicologia escolar histórico-cultural, baseada nos autores soviéticos (Vigotski, 2001, Leontiev, 1998, Rubinstein, 2003), com o objetivo de investigar ações que promovam um ambiente escolar mais afetivo e inclusivo para alunos e professores, inclusive no contexto das dificuldades de aprendizagem. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura científica encontrada nas bases de dados BVS, PEPSIC e RedaLyc dos últimos 5 anos (2019-2024), com a seleção de 20 produções de domínio público. Os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo (Bardin, 1977). A análise permitiu identificar cinco principais temáticas: a individualização da responsabilidade, o estigma limitante - sendo esses os maiores desafios para o desenvolvimento escolar; estratégias coletivas no processo ensino-aprendizagem, a promoção de sentidos na formação psicopedagógica e o apostar nas potencialidades do singular - como possíveis intervenções no ambiente escolar para promoção da inclusão frente às questões da aprendizagem. Portanto, o presente trabalho refletiu sobre os chamados ‘distúrbios’ de aprendizagem, compreendendo-os à luz das transformações vividas e sentidas, afinal, as deficiências concretizam-se no feito social.

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