DIÁLOGOS SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR: POSSÍVEIS INTERVENÇÕES DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL HISTÓRICO CULTURAL FRENTE ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126252 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3071 "inscrito_id" => 9334 "titulo" => "DIÁLOGOS SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR: POSSÍVEIS INTERVENÇÕES DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL HISTÓRICO CULTURAL FRENTE ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "A concepção de aprendizagem possui íntima relação com o desenvolvimento do sujeito, ao tempo que estimula as funções psicológicas elementares e superiores, decorrentes de fatores sociais, ambientais, intrapsíquicos e neurológicos (Vigotski, 2001). Por tal, as dificuldades de aprendizagem rompem com o padrão de desenvolvimento universal, o que gera exclusão. Mantoan (2003) dialoga sobre a política de inclusão escolar, reivindicando uma mudança no paradigma educacional: ao inserir radicalmente o aluno com dificuldades de aprendizagem cessam-se as políticas de segregação na educação. O corpus deste trabalho, explora possíveis caminhos realizados pela psicologia escolar histórico-cultural, baseada nos autores soviéticos (Vigotski, 2001, Leontiev, 1998, Rubinstein, 2003), com o objetivo de investigar ações que promovam um ambiente escolar mais afetivo e inclusivo para alunos e professores, inclusive no contexto das dificuldades de aprendizagem. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura científica encontrada nas bases de dados BVS, PEPSIC e RedaLyc dos últimos 5 anos (2019-2024), com a seleção de 20 produções de domínio público. Os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo (Bardin, 1977). A análise permitiu identificar cinco principais temáticas: a individualização da responsabilidade, o estigma limitante - sendo esses os maiores desafios para o desenvolvimento escolar; estratégias coletivas no processo ensino-aprendizagem, a promoção de sentidos na formação psicopedagógica e o apostar nas potencialidades do singular - como possíveis intervenções no ambiente escolar para promoção da inclusão frente às questões da aprendizagem. Portanto, o presente trabalho refletiu sobre os chamados ‘distúrbios’ de aprendizagem, compreendendo-os à luz das transformações vividas e sentidas, afinal, as deficiências concretizam-se no feito social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID9334_TB3071_11112025155009.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAURA VIRGÍNIA FERREIRA VENÂNCIO" "autor_nome_curto" => "Laura Venâncio" "autor_email" => "venanciolaura01@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126252 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3071 "inscrito_id" => 9334 "titulo" => "DIÁLOGOS SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR: POSSÍVEIS INTERVENÇÕES DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL HISTÓRICO CULTURAL FRENTE ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "A concepção de aprendizagem possui íntima relação com o desenvolvimento do sujeito, ao tempo que estimula as funções psicológicas elementares e superiores, decorrentes de fatores sociais, ambientais, intrapsíquicos e neurológicos (Vigotski, 2001). Por tal, as dificuldades de aprendizagem rompem com o padrão de desenvolvimento universal, o que gera exclusão. Mantoan (2003) dialoga sobre a política de inclusão escolar, reivindicando uma mudança no paradigma educacional: ao inserir radicalmente o aluno com dificuldades de aprendizagem cessam-se as políticas de segregação na educação. O corpus deste trabalho, explora possíveis caminhos realizados pela psicologia escolar histórico-cultural, baseada nos autores soviéticos (Vigotski, 2001, Leontiev, 1998, Rubinstein, 2003), com o objetivo de investigar ações que promovam um ambiente escolar mais afetivo e inclusivo para alunos e professores, inclusive no contexto das dificuldades de aprendizagem. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura científica encontrada nas bases de dados BVS, PEPSIC e RedaLyc dos últimos 5 anos (2019-2024), com a seleção de 20 produções de domínio público. Os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo (Bardin, 1977). A análise permitiu identificar cinco principais temáticas: a individualização da responsabilidade, o estigma limitante - sendo esses os maiores desafios para o desenvolvimento escolar; estratégias coletivas no processo ensino-aprendizagem, a promoção de sentidos na formação psicopedagógica e o apostar nas potencialidades do singular - como possíveis intervenções no ambiente escolar para promoção da inclusão frente às questões da aprendizagem. Portanto, o presente trabalho refletiu sobre os chamados ‘distúrbios’ de aprendizagem, compreendendo-os à luz das transformações vividas e sentidas, afinal, as deficiências concretizam-se no feito social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID9334_TB3071_11112025155009.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAURA VIRGÍNIA FERREIRA VENÂNCIO" "autor_nome_curto" => "Laura Venâncio" "autor_email" => "venanciolaura01@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }