Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM DISCIPLINAS DA PÓS-GRADUAÇÃO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Trata-se de um relato de experiência de dinâmicas realizadas em disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Marília e suas repercussões para compreensão do processo de aprendizagem cooperativa. Durante a disciplina de Aprendizagem Cooperativa, aplicou-se uma metodologia ativa chamada "quebra-cabeça", conceituada nos pressupostos de Morais (2021), que consistia na separação de duplas e na montagem de recortes de palavras em que propositalmente faltava uma letra. O intuito era a dupla perceber que necessitava do outro para ajudar na realização da atividade ao mesmo tempo que precisava ajudar o outro também para completar a tarefa dele. A ideia de depender gerou inquietações: como as pessoas podem determinar seu próprio aprendizado se a equação incluía outra pessoa? Ao aplicar esse conceito no ensino, percebeu-se que a cooperação não criava obstáculos, mas sim novos caminhos para o aprendizado. Na disciplina, durante uma apresentação de seminário, a atividade do "quebra-cabeça" foi ressignificada. Em vez de palavras, utilizou-se imagens. Mantendo os pressupostos da aprendizagem cooperativa, a turma foi organizada em grupos. Cada grupo recebeu uma charge recortada e a primeira tarefa era montá-la logicamente. Junto aos recortes, havia uma pergunta a ser respondida, mas, propositalmente, a resposta dependia da charge montada por outro grupo. Isso estimulou a interação entre eles, promovendo uma conversa na qual as habilidades de escuta e expressão foram ativamente desenvolvidas. A cooperação evidenciou um significado singular de interdependência. Usualmente entendida de modo pejorativo e inferior, a lógica da competitividade coloca os indivíduos como adversários a serem superados, se não até silenciados. Porém, a interação só existe com o outro; somos, por essência, seres interdependentes (Kittay, 2011). O desafio contemporâneo está justamente na aceitação dessa condição.

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