Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POTENCIALIZANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MEDIADA À LUZ DA NEUROEDUCAÇÃO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Dentro do constructo teórico do educador israelense Reuven Feuerstein, mediação ou Experiência de Aprendizagem Mediada é uma forma de interação intencional em que o mediador, que pode ser um professor, seleciona os estímulos externos ajustando-os à situação de aprendizagem, resultando no processo da Modificabilidade Cognitiva do aprendiz, o qual consiste em mudanças neuropsicológicas que controlam os processos do comportamento e do pensamento humano. (FEUERSTEIN; FEUERSTEIN; FALIK, 2014). A mediação da aprendizagem pode valer-se de técnicas e conhecimentos para otimizar o aprendizado (CENCI; COSTAS, 2013). Nessa perspectiva, um campo que tem se desenvolvido significativamente nos últimos anos e colaborado de maneira substancial para elevar a qualidade das ações educativas é a Neuroeducação, área que combina, principalmente, Neurociência, Psicologia e Pedagogia. Dessa forma, o presente estudo se trata de uma pesquisa de revisão bibliográfica sobre os critérios que Reuven Feuerstein estabeleceu para que uma prática pedagógica possa ser considerada mediação (intencionalidade e reciprocidade, transcendência e significação, entre outros) e como as descobertas da Neuroeducação confirmam a sua eficiência no processo de ensino e aprendizagem, configurando-a como uma alternativa didática válida para auxiliar o professor e o aluno na construção do conhecimento.

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