Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS E ESTRATÉGIAS FORMATIVAS PARA PROFESSORES NO DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS EM SALA DE AULA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A inclusão escolar de estudantes com deficiência representa um marco importante na promoção da equidade e do reconhecimento da diversidade no ambiente educacional. Entretanto, esse processo ainda impõe desafios significativos aos docentes, especialmente pela ausência de formação específica para o enfrentamento das complexidades da prática inclusiva. Este estudo, intitulado “Desafios e estratégias formativas para professores no desenvolvimento de práticas inclusivas em sala de aula”, teve como objetivo investigar as dificuldades enfrentadas por professores e as estratégias de formação continuada que contribuem para o aprimoramento de suas práticas pedagógicas. Essa pesquisa é de natureza qualitativa, com abordagem fenomenológica, buscou compreender os sentidos atribuídos pelos professores às suas vivências, identificando lacunas formativas, escassez de recursos didáticos, barreiras atitudinais e a importância do apoio técnico especializado. Os resultados indicam que a efetivação da inclusão vai além de adaptações estruturais e tecnológicas, exigindo formação continuada que articule dimensões teóricas, práticas e socioemocionais. Fundamentada na literatura especializada em educação inclusiva como: Mantoan, Sassaki, Coutinho e Lisboa, Sawaya e articulada às diretrizes da Agenda 2030 da ONU, a investigação reforça a necessidade de políticas públicas que assegurem apoio institucional e formação docente permanente. Achados apontam que a promoção de uma cultura escolar inclusiva depende do comprometimento coletivo com valores de justiça social, cidadania e respeito à diversidade.

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