Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OFICINA PEDAGÓGICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA A COMPREENSÃO DA IMPORTÂNCIA DE COLEÇÕES BIOLÓGICAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As coleções biológicas, no contexto socioeducacional, reúnem uma diversidade de organismos devidamente identificados e conservados, para serem utilizados em estudos, almejando auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Por meio da utilização dessas, é possível sensibilizar alunos, professores e a comunidade, especialmente sobre a conservação da biodiversidade das espécies. À vista da importância das coleções biológicas no meio socioeducacional, explicita-se que este trabalho pauta-se em um relato de experiência, cujo objetivo geral é apresentar e discutir os resultados obtidos em uma oficina pedagógica realizada no Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB), Campus Santa Rita, tendo a participação de 30 pessoas, incluindo alunos do ensino médio, servidores e crianças. Em se tratando do percurso metodológico destaca-se a utilização de um relato de experiência, com foco em uma abordagem quali-quantitativa, com análise de dados baseada nos produtos gerados durante a oficina e na observação dos participantes. Inicialmente, os participantes puderam compreender conceitos teóricos, a partir de debates e momentos expositivos que perduraram 3 horas. Em seguida, interagiram com coleções biológicas didáticas cedidas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Campus I. Por fim, foi realizada a etapa final da oficina, onde os participantes, divididos em grupos, organizaram imagens de organismos em suas respectivas coleções, identificando-os e nomeando-os corretamente. A dinâmica adotada permitiu abordar temas como a problemática ambiental e as questões emergentes que contemplam o cotidiano dos participantes. As ações envolveram a escrita de nomes científicos, a organização dos animais em suas respectivas coleções e a importância da preservação das coleções biológicas. Destarte, os resultados da oficina demonstraram que o uso de exemplares tornou o ensino mais atrativo, estimulou debates e despertou maior entusiasmo nos participantes durante o aprendizado. Sinaliza-se que ações como estas devem ser constantes nos espaços socioeducacionais, fortalecendo o câmbio de conhecimento entre alunos, professores e a comunidade.

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