INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DOCENTE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128498 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8582 "inscrito_id" => 8752 "titulo" => "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Este trabalho reúne reflexões sobre as intersecções entre cultura digital, inteligência artificial (IA) e formação docente no cenário educacional brasileiro. A pesquisa baseia-se em referenciais teóricos que abordam a competência digital como um conjunto amplo de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para o uso consciente, seguro e crítico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), conforme delineado por autores como Perrenoud (2000) e Ferrari (2013). Discute-se o papel da inteligência artificial na educação, especialmente na personalização da aprendizagem, e evidencia-se a contribuição das narrativas digitais para o fortalecimento da autoria e da reflexão crítica. Contempla-se, ainda, uma análise crítica sobre as políticas públicas de tecnologia na educação e os desafios na capacitação de professores (Blikstein, 2021). Os resultados revelam que, embora a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabeleça a cultura digital como competência essencial, a formação docente muitas vezes se restringe ao uso instrumental das TDICs, negligenciando o desenvolvimento de habilidades críticas, éticas e criativas. Além disso, a rápida expansão da IA levanta preocupações éticas significativas, como desinformação, vieses, violação de direitos autorais e privacidade de dados, demandando uma postura vigilante e aprimoramento contínuo dos docentes como mediadores do conhecimento. Conclui-se que a efetiva integração dessas tecnologias requer políticas coordenadas, investimentos em infraestrutura e, primordialmente, uma formação de professores que transcenda o técnico, focando na capacidade de interpretar, criar e agir eticamente em um mundo digital complexo. A universidade deve (re)pensar suas estratégias pedagógicas para formar profissionais aptos a trabalhar com a IA, valorizando o pensamento crítico, a criatividade e as competências éticas e digitais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8752_TB8582_30102025194109.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAVIA GLICERIO CHAVES" "autor_nome_curto" => "Flavia Chaves" "autor_email" => "fglicerio@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128498 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8582 "inscrito_id" => 8752 "titulo" => "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Este trabalho reúne reflexões sobre as intersecções entre cultura digital, inteligência artificial (IA) e formação docente no cenário educacional brasileiro. A pesquisa baseia-se em referenciais teóricos que abordam a competência digital como um conjunto amplo de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para o uso consciente, seguro e crítico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), conforme delineado por autores como Perrenoud (2000) e Ferrari (2013). Discute-se o papel da inteligência artificial na educação, especialmente na personalização da aprendizagem, e evidencia-se a contribuição das narrativas digitais para o fortalecimento da autoria e da reflexão crítica. Contempla-se, ainda, uma análise crítica sobre as políticas públicas de tecnologia na educação e os desafios na capacitação de professores (Blikstein, 2021). Os resultados revelam que, embora a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabeleça a cultura digital como competência essencial, a formação docente muitas vezes se restringe ao uso instrumental das TDICs, negligenciando o desenvolvimento de habilidades críticas, éticas e criativas. Além disso, a rápida expansão da IA levanta preocupações éticas significativas, como desinformação, vieses, violação de direitos autorais e privacidade de dados, demandando uma postura vigilante e aprimoramento contínuo dos docentes como mediadores do conhecimento. Conclui-se que a efetiva integração dessas tecnologias requer políticas coordenadas, investimentos em infraestrutura e, primordialmente, uma formação de professores que transcenda o técnico, focando na capacidade de interpretar, criar e agir eticamente em um mundo digital complexo. A universidade deve (re)pensar suas estratégias pedagógicas para formar profissionais aptos a trabalhar com a IA, valorizando o pensamento crítico, a criatividade e as competências éticas e digitais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8752_TB8582_30102025194109.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAVIA GLICERIO CHAVES" "autor_nome_curto" => "Flavia Chaves" "autor_email" => "fglicerio@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }