Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas Públicas de Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128392
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8295
    "inscrito_id" => 1832
    "titulo" => "A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica e sua importância na formação dos licenciandos do curso de pedagogia participantes do PRP, discussão sobre o planejamento pedagógico do professor e o impacto de suas ações dentro da sala de aula. Reflexões retiradas do terceiro módulo e os resultados já alcançados nesse caminhar pedagógico fornecido pelas atividades propostas e realizadas durante o ano letivo de 2023 em uma escola pública de Fortaleza, na turma de quarto ano dos anos iniciais. Entendemos que as atividades executadas tinham como objetivo elevar a autonomia e o protagonismo dos alunos, reforçando e potencializando suas habilidades ao tempo que construíam suas identidades e se letravam para o mundo.A mesma mostrou o gráfico da situação dos alunos da sala e informou a importância de se trabalhar os mesmos assuntos propostos para toda a turma apenas realizando adaptações nas atividades para cada necessidade específica, dessa forma o pertencimento do grupo seria trabalhado de forma equitativa, entendendo as potencialidades e exercendo um plano individualizado, respeitando a especificidade da turma, com uma aprendizagem colaborativa. Dedicamos aos dias de planejamentos elaborados durante esse período um olhar inclusivo, participativo e colaborativo para que todos conseguissem construir seu repertório dentro de suas especificidades. Ao fim do ciclo identificamos que esse olhar direcionado ao processo de construção de uma criança reflexiva sobre sua prática dentro da escola e fora dela foi importante para o desenvolvimento do pensamento crítico e o empoderamento não só dentro da sala de aula como também no desenvolvimento do seu eu cidadão fabricador de histórias."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1832_TB8295_30102025191112.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WISLEY ALVES DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "WISLEY"
    "autor_email" => "wisley.af@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128392
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8295
    "inscrito_id" => 1832
    "titulo" => "A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica e sua importância na formação dos licenciandos do curso de pedagogia participantes do PRP, discussão sobre o planejamento pedagógico do professor e o impacto de suas ações dentro da sala de aula. Reflexões retiradas do terceiro módulo e os resultados já alcançados nesse caminhar pedagógico fornecido pelas atividades propostas e realizadas durante o ano letivo de 2023 em uma escola pública de Fortaleza, na turma de quarto ano dos anos iniciais. Entendemos que as atividades executadas tinham como objetivo elevar a autonomia e o protagonismo dos alunos, reforçando e potencializando suas habilidades ao tempo que construíam suas identidades e se letravam para o mundo.A mesma mostrou o gráfico da situação dos alunos da sala e informou a importância de se trabalhar os mesmos assuntos propostos para toda a turma apenas realizando adaptações nas atividades para cada necessidade específica, dessa forma o pertencimento do grupo seria trabalhado de forma equitativa, entendendo as potencialidades e exercendo um plano individualizado, respeitando a especificidade da turma, com uma aprendizagem colaborativa. Dedicamos aos dias de planejamentos elaborados durante esse período um olhar inclusivo, participativo e colaborativo para que todos conseguissem construir seu repertório dentro de suas especificidades. Ao fim do ciclo identificamos que esse olhar direcionado ao processo de construção de uma criança reflexiva sobre sua prática dentro da escola e fora dela foi importante para o desenvolvimento do pensamento crítico e o empoderamento não só dentro da sala de aula como também no desenvolvimento do seu eu cidadão fabricador de histórias."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1832_TB8295_30102025191112.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WISLEY ALVES DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "WISLEY"
    "autor_email" => "wisley.af@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Programa Residência Pedagógica e sua importância na formação dos licenciandos do curso de pedagogia participantes do PRP, discussão sobre o planejamento pedagógico do professor e o impacto de suas ações dentro da sala de aula. Reflexões retiradas do terceiro módulo e os resultados já alcançados nesse caminhar pedagógico fornecido pelas atividades propostas e realizadas durante o ano letivo de 2023 em uma escola pública de Fortaleza, na turma de quarto ano dos anos iniciais. Entendemos que as atividades executadas tinham como objetivo elevar a autonomia e o protagonismo dos alunos, reforçando e potencializando suas habilidades ao tempo que construíam suas identidades e se letravam para o mundo.A mesma mostrou o gráfico da situação dos alunos da sala e informou a importância de se trabalhar os mesmos assuntos propostos para toda a turma apenas realizando adaptações nas atividades para cada necessidade específica, dessa forma o pertencimento do grupo seria trabalhado de forma equitativa, entendendo as potencialidades e exercendo um plano individualizado, respeitando a especificidade da turma, com uma aprendizagem colaborativa. Dedicamos aos dias de planejamentos elaborados durante esse período um olhar inclusivo, participativo e colaborativo para que todos conseguissem construir seu repertório dentro de suas especificidades. Ao fim do ciclo identificamos que esse olhar direcionado ao processo de construção de uma criança reflexiva sobre sua prática dentro da escola e fora dela foi importante para o desenvolvimento do pensamento crítico e o empoderamento não só dentro da sala de aula como também no desenvolvimento do seu eu cidadão fabricador de histórias.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.