RACISMO E SAÚDE MENTAL DE MENINAS NEGRAS EM CONTEXTO ESCOLAR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128382 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8265 "inscrito_id" => 11986 "titulo" => "RACISMO E SAÚDE MENTAL DE MENINAS NEGRAS EM CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "Introdução: O presente trabalho apresenta uma pesquisa em andamento que nasceu da vivência e da escuta de uma mulher negra que, ao longo de sua trajetória como criança, adolescente e estudante universitária, enfrentou os impactos do racismo estrutural. buscando compreender a saúde mental de meninas negras do Ensino Fundamental 2 e Médio da rede pública de Sorocaba, articulada a uma intervenção voltada ao acolhimento e fortalecimento daquelas que estão mais vulnerabilizadas. Metodologia: Será realizada a avaliação de uma intervenção educativa e psicoemocional com meninas negras voltada ao fortalecimento da identidade, saúde mental e enfrentamento ao racismo em uma escola pública da cidade de Sorocaba, com meninas negras em faixa estaria de 14 a 16 anos visando avaliar uma proposta de enfrentamento ao racismo no ambiente escolar, abrindo espaço para debates sobre saúde mental e racismo, com foco em canais de apoio e denúncia. Resultados esperados: Espera-se que tais intervenções contribuam significativamente para o fortalecimento emocional, social e identitário dessas meninas, promovendo acolhimento, escuta ativa, diálogo e a construção coletiva de estratégias para o enfrentamento do racismo dentro e fora do ambiente escolar. O objetivo é não apenas oferecer suporte imediato, mas também estimular a autonomia, o senso de pertencimento e a valorização das identidades negras. Além disso, a iniciativa será planejada com base em termos de replicabilidade, permitindo que outras escolas possam adaptar e aplicar a proposta. Ampliando o alcance da intervenção e contribuindo para a consolidação de práticas pedagógicas antirracistas em diferentes territórios educacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11986_TB8265_28102025185504.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAISA CAROLINA CARVALHO DO AMARAL" "autor_nome_curto" => "RAISA" "autor_email" => "ramaral@estudante.ufscar.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128382 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8265 "inscrito_id" => 11986 "titulo" => "RACISMO E SAÚDE MENTAL DE MENINAS NEGRAS EM CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "Introdução: O presente trabalho apresenta uma pesquisa em andamento que nasceu da vivência e da escuta de uma mulher negra que, ao longo de sua trajetória como criança, adolescente e estudante universitária, enfrentou os impactos do racismo estrutural. buscando compreender a saúde mental de meninas negras do Ensino Fundamental 2 e Médio da rede pública de Sorocaba, articulada a uma intervenção voltada ao acolhimento e fortalecimento daquelas que estão mais vulnerabilizadas. Metodologia: Será realizada a avaliação de uma intervenção educativa e psicoemocional com meninas negras voltada ao fortalecimento da identidade, saúde mental e enfrentamento ao racismo em uma escola pública da cidade de Sorocaba, com meninas negras em faixa estaria de 14 a 16 anos visando avaliar uma proposta de enfrentamento ao racismo no ambiente escolar, abrindo espaço para debates sobre saúde mental e racismo, com foco em canais de apoio e denúncia. Resultados esperados: Espera-se que tais intervenções contribuam significativamente para o fortalecimento emocional, social e identitário dessas meninas, promovendo acolhimento, escuta ativa, diálogo e a construção coletiva de estratégias para o enfrentamento do racismo dentro e fora do ambiente escolar. O objetivo é não apenas oferecer suporte imediato, mas também estimular a autonomia, o senso de pertencimento e a valorização das identidades negras. Além disso, a iniciativa será planejada com base em termos de replicabilidade, permitindo que outras escolas possam adaptar e aplicar a proposta. Ampliando o alcance da intervenção e contribuindo para a consolidação de práticas pedagógicas antirracistas em diferentes territórios educacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11986_TB8265_28102025185504.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAISA CAROLINA CARVALHO DO AMARAL" "autor_nome_curto" => "RAISA" "autor_email" => "ramaral@estudante.ufscar.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }