RELEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE PEDAGOGIA BILÍNGUE/PARFOR EQUIDADE DA UFERSA/ CARAÚBAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128326 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8160 "inscrito_id" => 3154 "titulo" => "RELEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE PEDAGOGIA BILÍNGUE/PARFOR EQUIDADE DA UFERSA/ CARAÚBAS" "resumo" => "A educação bilíngue tem como proposição que todas as pessoas surdas tenham acesso às escolas bilíngues e, desde a mais tenra infância e tenham acesso à Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e o português escrito como a segunda. Neste sentido, este artigo tem como objetivo apresentar as contribuições da licenciatura em Pedagogia Bilíngue do Programa Nacional de Fomento à Equidade na formação de Professores da Educação Básica da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) do campus Caraúbas para a educação do semiárido potiguar. A proposta de educação bilíngue no Brasil nasce da luta incessante da comunidade surda para ofertar uma educação de qualidade e que atenda às necessidades linguísticas e culturais dos estudantes surdos. O embasamento teórico é constituído por: Perlin e Strobel; Karnopp, Pokorski e Zanini; Lima e Silva, bem como, da perspectiva formativa dialógica e política de Paulo Freire. A metodologia é de abordagem qualitativa e se constitui como uma pesquisa exploratória e de cunho bibliográfico, da qual construirá e analisará os dados coletados. O estudo apresenta como contribuições: a luta pelos direitos à educação para as pessoas surdas; qualificação de professores na perspectiva bilíngue para atender essa demanda e mais acessibilidade linguística em todos os espaços sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3154_TB8160_25102025183708.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GHISLENY DE PAIVA BRASIL" "autor_nome_curto" => "GHISLENY" "autor_email" => "maria.ghisleny@ufersa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128326 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8160 "inscrito_id" => 3154 "titulo" => "RELEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE PEDAGOGIA BILÍNGUE/PARFOR EQUIDADE DA UFERSA/ CARAÚBAS" "resumo" => "A educação bilíngue tem como proposição que todas as pessoas surdas tenham acesso às escolas bilíngues e, desde a mais tenra infância e tenham acesso à Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e o português escrito como a segunda. Neste sentido, este artigo tem como objetivo apresentar as contribuições da licenciatura em Pedagogia Bilíngue do Programa Nacional de Fomento à Equidade na formação de Professores da Educação Básica da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) do campus Caraúbas para a educação do semiárido potiguar. A proposta de educação bilíngue no Brasil nasce da luta incessante da comunidade surda para ofertar uma educação de qualidade e que atenda às necessidades linguísticas e culturais dos estudantes surdos. O embasamento teórico é constituído por: Perlin e Strobel; Karnopp, Pokorski e Zanini; Lima e Silva, bem como, da perspectiva formativa dialógica e política de Paulo Freire. A metodologia é de abordagem qualitativa e se constitui como uma pesquisa exploratória e de cunho bibliográfico, da qual construirá e analisará os dados coletados. O estudo apresenta como contribuições: a luta pelos direitos à educação para as pessoas surdas; qualificação de professores na perspectiva bilíngue para atender essa demanda e mais acessibilidade linguística em todos os espaços sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3154_TB8160_25102025183708.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GHISLENY DE PAIVA BRASIL" "autor_nome_curto" => "GHISLENY" "autor_email" => "maria.ghisleny@ufersa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }