Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OLHARES DO COTIDIANO: A FOTOPERFORMANCE COMO ESPAÇO DE ESCUTA E EXPRESSÃO NO AMBIENTE ESCOLAR.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho investiga as fotoperformances realizadas por estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental II da educação básica, compreendendo essa linguagem artística como uma potente ferramenta pedagógica de escuta e expressão no ambiente escolar. A partir de uma proposta prática interdisciplinar que envolveu o estudo da fotografia e da performance, os alunos criaram autorretratos performativos que revelaram suas subjetividades, inquietações e modos de existir no mundo. O trabalho aponta a fotoperformance como um território fértil para o desenvolvimento da autonomia criativa, da escuta sensível e do pensamento crítico, especialmente quando inserida em contextos educativos voltados à formação integral do sujeito. A pesquisa adota uma abordagem teórico-prática, fundamentada nos estudos de Vilém Flusser (1985), que propõe uma filosofia da fotografia não limitada à análise técnica ou estética, mas voltada à investigação dos modos de pensar, perceber e se relacionar com o mundo por meio da fotografia, e de Luciano Vinhosa Simão (2014), que problematiza a relação entre registro e performance, destacando a fotografia como expressão criadora de sentido. Também são referência os estudos de Ana Mae Barbosa sobre o ensino de Artes, no que se refere à valorização da imagem como instrumento de mediação e construção do conhecimento estético, cultural e social. Como metodologia, utilizou-se a Prática como Pesquisa, na perspectiva somático-performativa, que reivindica a centralidade do corpo, da criação e da experiência na produção de saberes, com base nas contribuições de Ciane Fernandes (2014). Os resultados alcançados permitiram compreender como a fotoperformance pode dialogar com diferentes expressões identitárias de jovens estudantes da escola básica. Através da imagem performática do corpo, é possível refletir sobre a autoinscrição como potência criadora, bem como discutir as possibilidades didático-pedagógicas da fotoperformance como ferramenta crítica e criativa nos processos educativos, visando ao fortalecimento de práticas emancipatórias e inclusivas na arte-educação.

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