ENSINO MÉDIO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA (EMITEC) NA BAHIA: ARQUITETURA PEDAGÓGICA PARA ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127735 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6530 "inscrito_id" => 7882 "titulo" => "ENSINO MÉDIO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA (EMITEC) NA BAHIA: ARQUITETURA PEDAGÓGICA PARA ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES" "resumo" => "O artigo versa sobre a construção de uma arquitetura pedagógica de recolha de dados de desempenho de estudantes na oferta de Ensino Médio Presencial com Intermediação Tecnológica (EMITec) na Bahia. O Estado, com 417 municípios, concentra grandes desafios na garantia do acesso e permanência dos estudantes, residentes em localidades de difícil acesso, ao ensino médio. Dentre outros aspectos, a oferta com intermediação tecnológica decorre da escassez de profissionais com habilitação nas diversas áreas de conhecimento, para o atendimento presencial aos estudantes. Nesse contexto, as aulas são realizadas por docentes especialistas, em salas de aula estúdio específicas para 1ª, 2ª e 3ª séries, sediada na cidade de Salvador, e transmitidas em tempo real por sinal de TV digital. Os estudantes em sala de aula, espaço físico organizado na localidade em que reside, sob o acompanhamento de um técnico mediador, assiste e participa, em tempo real, das aulas e atividades promovidas pela equipe docente com atuação na sala de aula estúdio. Contudo, uma vez que o processo de avaliação da aprendizagem demanda acompanhamento e análise das aprendizagens construídas pelos estudantes, a prospecção de um modelo de aplicação e recolha de dados e informações sobre o desempenho dos estudantes, nas atividades de aprendizagem, constitui-se um desafio para a equipe de Coordenação Pedagógica e docentes do EMITec. Assim, fundamentados numa compreensão de avaliação como componente do ato pedagógico e numa perspectiva metodológica de abordagem quali-quantitativa orientada pela pesquisa-ação, apresentamos como resultado, uma arquitetura pedagógica, que articula coordenação pedagógica, docentes e mediadores com atuação nas salas de aulas presenciais, um modelo de processo de elaboração, aplicação, correção, recolha, análise e devolução de resultados, que retroalimenta o processo de planejamento didático e de intervenções no âmbito da gestão, para atendimento as necessidades de aprendizagem dos estudantes e consecução dos objetivos da ação pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID7882_TB6530_05112025090821.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NADJA MARIA AMADO DE JESUS" "autor_nome_curto" => "NADJA AMADO" "autor_email" => "nadjaamado1@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127735 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6530 "inscrito_id" => 7882 "titulo" => "ENSINO MÉDIO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA (EMITEC) NA BAHIA: ARQUITETURA PEDAGÓGICA PARA ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES" "resumo" => "O artigo versa sobre a construção de uma arquitetura pedagógica de recolha de dados de desempenho de estudantes na oferta de Ensino Médio Presencial com Intermediação Tecnológica (EMITec) na Bahia. O Estado, com 417 municípios, concentra grandes desafios na garantia do acesso e permanência dos estudantes, residentes em localidades de difícil acesso, ao ensino médio. Dentre outros aspectos, a oferta com intermediação tecnológica decorre da escassez de profissionais com habilitação nas diversas áreas de conhecimento, para o atendimento presencial aos estudantes. Nesse contexto, as aulas são realizadas por docentes especialistas, em salas de aula estúdio específicas para 1ª, 2ª e 3ª séries, sediada na cidade de Salvador, e transmitidas em tempo real por sinal de TV digital. Os estudantes em sala de aula, espaço físico organizado na localidade em que reside, sob o acompanhamento de um técnico mediador, assiste e participa, em tempo real, das aulas e atividades promovidas pela equipe docente com atuação na sala de aula estúdio. Contudo, uma vez que o processo de avaliação da aprendizagem demanda acompanhamento e análise das aprendizagens construídas pelos estudantes, a prospecção de um modelo de aplicação e recolha de dados e informações sobre o desempenho dos estudantes, nas atividades de aprendizagem, constitui-se um desafio para a equipe de Coordenação Pedagógica e docentes do EMITec. Assim, fundamentados numa compreensão de avaliação como componente do ato pedagógico e numa perspectiva metodológica de abordagem quali-quantitativa orientada pela pesquisa-ação, apresentamos como resultado, uma arquitetura pedagógica, que articula coordenação pedagógica, docentes e mediadores com atuação nas salas de aulas presenciais, um modelo de processo de elaboração, aplicação, correção, recolha, análise e devolução de resultados, que retroalimenta o processo de planejamento didático e de intervenções no âmbito da gestão, para atendimento as necessidades de aprendizagem dos estudantes e consecução dos objetivos da ação pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID7882_TB6530_05112025090821.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NADJA MARIA AMADO DE JESUS" "autor_nome_curto" => "NADJA AMADO" "autor_email" => "nadjaamado1@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }