Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTUDO DE CASO: ESTIMULAÇÃO DA ATENÇÃO E MEMÓRIA EM PACIENTES HOSPITALIZADOS.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128304
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8100
    "inscrito_id" => 17114
    "titulo" => "ESTUDO DE CASO: ESTIMULAÇÃO DA ATENÇÃO E MEMÓRIA EM PACIENTES HOSPITALIZADOS."
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre os benefícios da estimulação da atenção e da memória em pacientes hospitalizados, estabelecendo uma aborgagem estruturada para condução de estudos, integrando teoria e prática na atuação neuropsicopedagógica. Além da revisão bibliográfica acerca do tema, a metodologia da pesquisa está fundamentada no relato das experiências vivenciadas durante o curso de Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia Clínica, Escolar e Hospitalar, especialmente no estudo de caso realizado no espaço CHH (Centro Helena Holanda), localizado em João Pessoa-PB. O centro realiza atendimentos clínicos, atividades artísticas e esportivas, com o objetivo de auxiliar na inclusão e reabilitação de pessoas com deficiências e idosos, contribuindo na área da educação especial. Os resultados obtidos demonstram os múltiplos benefícios da atuação do neuropiscopedagogo na recuperação de pacientes hospitalizados. Diante do estudo, foi possível perceber que as pessoas com deficiência podem aprender mesmo apresentando alguma dificuldade, ou transtorno. Os atendimentos realizados pelos neuropsicopedagogos (e demais profissionais) no CHH contribuem de forma significativa para o desenvolvimento dos pacientes, que necessitam e recebem estímulos para não esquecerem de viver e aprender. Por meio da utilização de recursos pedagógicos e dos saberes profissionais, a atenção e a memória dos pacientes são trabalhadas, aperfeiçoando seu tratamento e recuperação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17114_TB8100_16102025165058.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAQUELINE RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JAQUELINE"
    "autor_email" => "jaquelinerodrigues10silva@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128304
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8100
    "inscrito_id" => 17114
    "titulo" => "ESTUDO DE CASO: ESTIMULAÇÃO DA ATENÇÃO E MEMÓRIA EM PACIENTES HOSPITALIZADOS."
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre os benefícios da estimulação da atenção e da memória em pacientes hospitalizados, estabelecendo uma aborgagem estruturada para condução de estudos, integrando teoria e prática na atuação neuropsicopedagógica. Além da revisão bibliográfica acerca do tema, a metodologia da pesquisa está fundamentada no relato das experiências vivenciadas durante o curso de Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia Clínica, Escolar e Hospitalar, especialmente no estudo de caso realizado no espaço CHH (Centro Helena Holanda), localizado em João Pessoa-PB. O centro realiza atendimentos clínicos, atividades artísticas e esportivas, com o objetivo de auxiliar na inclusão e reabilitação de pessoas com deficiências e idosos, contribuindo na área da educação especial. Os resultados obtidos demonstram os múltiplos benefícios da atuação do neuropiscopedagogo na recuperação de pacientes hospitalizados. Diante do estudo, foi possível perceber que as pessoas com deficiência podem aprender mesmo apresentando alguma dificuldade, ou transtorno. Os atendimentos realizados pelos neuropsicopedagogos (e demais profissionais) no CHH contribuem de forma significativa para o desenvolvimento dos pacientes, que necessitam e recebem estímulos para não esquecerem de viver e aprender. Por meio da utilização de recursos pedagógicos e dos saberes profissionais, a atenção e a memória dos pacientes são trabalhadas, aperfeiçoando seu tratamento e recuperação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17114_TB8100_16102025165058.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAQUELINE RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JAQUELINE"
    "autor_email" => "jaquelinerodrigues10silva@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre os benefícios da estimulação da atenção e da memória em pacientes hospitalizados, estabelecendo uma aborgagem estruturada para condução de estudos, integrando teoria e prática na atuação neuropsicopedagógica. Além da revisão bibliográfica acerca do tema, a metodologia da pesquisa está fundamentada no relato das experiências vivenciadas durante o curso de Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia Clínica, Escolar e Hospitalar, especialmente no estudo de caso realizado no espaço CHH (Centro Helena Holanda), localizado em João Pessoa-PB. O centro realiza atendimentos clínicos, atividades artísticas e esportivas, com o objetivo de auxiliar na inclusão e reabilitação de pessoas com deficiências e idosos, contribuindo na área da educação especial. Os resultados obtidos demonstram os múltiplos benefícios da atuação do neuropiscopedagogo na recuperação de pacientes hospitalizados. Diante do estudo, foi possível perceber que as pessoas com deficiência podem aprender mesmo apresentando alguma dificuldade, ou transtorno. Os atendimentos realizados pelos neuropsicopedagogos (e demais profissionais) no CHH contribuem de forma significativa para o desenvolvimento dos pacientes, que necessitam e recebem estímulos para não esquecerem de viver e aprender. Por meio da utilização de recursos pedagógicos e dos saberes profissionais, a atenção e a memória dos pacientes são trabalhadas, aperfeiçoando seu tratamento e recuperação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.