Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO ESPECIAL: PESQUISA E TRABALHO COLABORATIVO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128298
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8083
    "inscrito_id" => 17541
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO ESPECIAL: PESQUISA E TRABALHO COLABORATIVO"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta investigação que deu origem ao primeiro curso público de pós-graduação lato sensu na área da Educação Especial no Rio de Janeiro. Por meio de uma parceria público-público entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Fundação CECIERJ, a pesquisa teve como objetivo maior oportunizar formação de qualidade em nível de pós-graduação para profissionais da Educação atuantes em diferentes instituições de ensino de redes públicas e privadas, desenvolvendo suas práticas com estudantes que são público da Educação Especial. Tendo como referência teórica a perspectiva histórico-cultural, especificamente os pressupostos de Vigotski, o estudo se desenvolveu por meio da abordagem qualitativa de pesquisa com opção metodológica pela pesquisa-ação. Essa opção foi realizada pela pertinência dessa modalidade com a efetivação de um trabalho colaborativo no qual todos os sujeitos participantes contribuem de forma bastante ativa. Podemos destacar, dentre os resultados: utilização de diferentes estratégias pedagógicas favorecedoras dos processos de ensino e aprendizagem; a importância do trabalho colaborativo entre toda a equipe da especialização e os próprios cursistas; dados que apontam baixos números de evasão e reprovação; desdobramento das discussões e construções teóricas nas diferentes realidades de ensino, por meio de produtos educacionais construídos ao longo do percurso de formação. Por fim, destacamos a importância de que cursos de formação na área da Educação Especial venham ser qualitativos, uma vez que são grandes os desafios da área e que profissionais da Educação devem estar cada vez mais preparados em sua atuação, sobretudo para realizar trabalho colaborativo e em prol dos do desenvolvimento dos estudantes num contexto de diversidade e em defesa de espaços escolares mais inclusivos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17541_TB8083_30102025163452.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAÍRA GOMES DE SOUZA DA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "MAÍRA"
    "autor_email" => "mairagsrocha@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128298
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8083
    "inscrito_id" => 17541
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO ESPECIAL: PESQUISA E TRABALHO COLABORATIVO"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta investigação que deu origem ao primeiro curso público de pós-graduação lato sensu na área da Educação Especial no Rio de Janeiro. Por meio de uma parceria público-público entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Fundação CECIERJ, a pesquisa teve como objetivo maior oportunizar formação de qualidade em nível de pós-graduação para profissionais da Educação atuantes em diferentes instituições de ensino de redes públicas e privadas, desenvolvendo suas práticas com estudantes que são público da Educação Especial. Tendo como referência teórica a perspectiva histórico-cultural, especificamente os pressupostos de Vigotski, o estudo se desenvolveu por meio da abordagem qualitativa de pesquisa com opção metodológica pela pesquisa-ação. Essa opção foi realizada pela pertinência dessa modalidade com a efetivação de um trabalho colaborativo no qual todos os sujeitos participantes contribuem de forma bastante ativa. Podemos destacar, dentre os resultados: utilização de diferentes estratégias pedagógicas favorecedoras dos processos de ensino e aprendizagem; a importância do trabalho colaborativo entre toda a equipe da especialização e os próprios cursistas; dados que apontam baixos números de evasão e reprovação; desdobramento das discussões e construções teóricas nas diferentes realidades de ensino, por meio de produtos educacionais construídos ao longo do percurso de formação. Por fim, destacamos a importância de que cursos de formação na área da Educação Especial venham ser qualitativos, uma vez que são grandes os desafios da área e que profissionais da Educação devem estar cada vez mais preparados em sua atuação, sobretudo para realizar trabalho colaborativo e em prol dos do desenvolvimento dos estudantes num contexto de diversidade e em defesa de espaços escolares mais inclusivos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17541_TB8083_30102025163452.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAÍRA GOMES DE SOUZA DA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "MAÍRA"
    "autor_email" => "mairagsrocha@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho apresenta investigação que deu origem ao primeiro curso público de pós-graduação lato sensu na área da Educação Especial no Rio de Janeiro. Por meio de uma parceria público-público entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Fundação CECIERJ, a pesquisa teve como objetivo maior oportunizar formação de qualidade em nível de pós-graduação para profissionais da Educação atuantes em diferentes instituições de ensino de redes públicas e privadas, desenvolvendo suas práticas com estudantes que são público da Educação Especial. Tendo como referência teórica a perspectiva histórico-cultural, especificamente os pressupostos de Vigotski, o estudo se desenvolveu por meio da abordagem qualitativa de pesquisa com opção metodológica pela pesquisa-ação. Essa opção foi realizada pela pertinência dessa modalidade com a efetivação de um trabalho colaborativo no qual todos os sujeitos participantes contribuem de forma bastante ativa. Podemos destacar, dentre os resultados: utilização de diferentes estratégias pedagógicas favorecedoras dos processos de ensino e aprendizagem; a importância do trabalho colaborativo entre toda a equipe da especialização e os próprios cursistas; dados que apontam baixos números de evasão e reprovação; desdobramento das discussões e construções teóricas nas diferentes realidades de ensino, por meio de produtos educacionais construídos ao longo do percurso de formação. Por fim, destacamos a importância de que cursos de formação na área da Educação Especial venham ser qualitativos, uma vez que são grandes os desafios da área e que profissionais da Educação devem estar cada vez mais preparados em sua atuação, sobretudo para realizar trabalho colaborativo e em prol dos do desenvolvimento dos estudantes num contexto de diversidade e em defesa de espaços escolares mais inclusivos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.