A UTILIZAÇÃO DE JOGOS INCLUSIVOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: O CASO DA ESCOLA “DC” EM FORTALEZA-CE
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Nesse sentido, como destaca Antunes (2008), a inclusão não se limita a métodos de ensino, mas requer uma mudança de postura do educador, considerando os aspectos intelectuais, emocionais, físicos e criativos dos alunos. No ensino de Geografia, disciplina que exige grande abstração para a compreensão do espaço geográfico, a inclusão pode ser promovida por meio de abordagens lúdicas que considerem as necessidades específicas dos alunos. Portanto, no estudo de caso realizado na Escola “DC” (nome fictício), identificaram-se desafios estruturais e pedagógicos na promoção da inclusão educacional. A instituição possuía um quadro reduzido de suporte especializado, contando apenas com um psicólogo no Setor de Orientação Educacional e Pedagógica (SOEP). Além disso, as avaliações destinadas aos alunos da educação especial eram aplicadas separadamente, sem adaptações curriculares significativas. A participação familiar era reconhecida como elemento relevante, mas constatou-se a ausência de iniciativas sistemáticas voltadas à inclusão. A pesquisa, vinculada à disciplina Oficina Geográfica III do Departamento de Geografia da UFC (voltada ao ensino inclusivo), envolveu revisão bibliográfica e atividades práticas com estudantes do ensino fundamental, incluindo a aplicação da Maquete-Jogo em uma aula sobre Urbanização Brasileira, além de entrevista com o professor de Geografia do local. Ficou evidenciado o potencial das metodologias lúdicas na promoção da aprendizagem, favorecendo a participação ativa dos alunos e a retenção do conteúdo. Entretanto, constatou-se a necessidade de ampliação das práticas inclusivas, implementação de adaptações curriculares e investimento na formação docente, uma vez que a carência de profissionais capacitados prejudica o atendimento adequado a esses estudantes." 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