Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ATELIÊ COMO ESPAÇO DE DESCOBERTAS E EXPRESSIVIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIMENTAÇÕES NO ATELIÊ LARANJA LUZ.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente relato de experiência aborda o uso do ateliê como espaço de aprendizagem na Escola Municipal Professora Luzinette Laporte de Carvalho, localizada em Garanhuns/PE, inspirada na abordagem pedagógica de Reggio Emilia. Fundada em 2021, em meio a pandemia da Covid-19, a escola propõe uma educação pública de qualidade, centrada na escuta, nas expressividades e no protagonismo da primeira infância. O ateliê da escola, nomeado Laranja Luz, foi criado a partir de incentivo da Lei Aldir Blanc e se consolidou como um ambiente de criação e investigação na educação infantil. Durante as vivências de colaboradores, foram observadas práticas pedagógicas que valorizam a experimentação artística e a construção coletiva do conhecimento. As atividades desenvolvidas no ateliê contribuem para o desenvolvimento da percepção visual, da imaginação, da psicomotricidade e da expressão simbólica das crianças. A proposta pedagógica da escola é fortemente influenciada por Loris Malaguzzi, idealizador da abordagem Reggio Emilia, que defende o ateliê como espaço fundamental para a aprendizagem significativa, criativa e libertadora. Além das práticas cotidianas, a escola realiza eventos culturais que ampliam as vivências infantis, os quais reforçam o compromisso da escola com uma educação sensível, inclusiva e culturalmente situada. Inspirada no livro “A Menina que falava com as coisas”, da professora Luzinette, que dá nome à escola, a prática pedagógica valoriza o diálogo com a natureza e com as múltiplas linguagens da criança. A organização do espaço escolar também reflete essa escuta: ambientes acolhedores, materiais reutilizados e projetos que fortalecem o pertencimento e os vínculos afetivos. A experiência evidencia a importância de espaços educativos que respeitem a infância e promovam uma formação docente sensível ao contexto, à diversidade e ao desenvolvimento integral das crianças.

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