Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DA EFICÁCIA DO SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O exame da eficácia das Salas de Recursos Multifuncionais na promoção da educação inclusiva foi realizado de forma minuciosa, considerando diversos fatores que impactam essa eficácia por meio dos atendimentos efetuados. O intuito deste estudo é investigar a atuação dessas salas especificamente no que tange à inclusão de alunos com deficiência visual. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, incluindo uma revisão sistemática da literatura pertinente ao assunto. A pesquisa abrangeu uma investigação detalhada nas bases de dados Scielo, Lilacs e Google Acadêmico, utilizando os termos: Inclusão de indivíduos com deficiência visual; Educação Especial e Salas de Recursos Multifuncionais. Como resultado, foram escolhidos cinco artigos completos considerados relevantes pelos autores para a elaboração desta revisão sistemática. Os achados indicam que a intervenção pedagógica nas salas de recursos deve incorporar um conjunto de práticas específicas, fundamentais para o avanço dos processos cognitivos, motores, socioafetivos e emocionais, indispensáveis para a aquisição de conhecimento. Portanto, conclui-se que o objetivo de qualquer instituição de Educação Básica deve ser a promoção da inclusão, visando assegurar a autonomia do aluno e sua capacidade de participar das aulas de forma convencional, sem necessitar de suporte especializado, conforme sua aprendizagem e desenvolvimento progridem, o que pode impactar o avanço dos alunos com deficiência visual.

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