INTEGRAÇÃO ENTRE A TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CÁLCULO DE VOLUME
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128173 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7740 "inscrito_id" => 7723 "titulo" => "INTEGRAÇÃO ENTRE A TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CÁLCULO DE VOLUME" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado II, realizado por uma aluna no sétimo módulo do curso de Licenciatura em Matemática, em turmas do nono ano do ensino fundamental em uma escola pública de Teresina, capital do estado do Piauí. No contexto das atividades de regência supervisionada, a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel orientou a abordagem dos conteúdos de volume de prismas e cilindros, tendo em vista a melhoria do processo de aprendizagem. Na organização e desenvolvimento das atividades, as orientações propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), orientam a integração entre teoria e prática, o uso de tecnologias e a valorização do conhecimento prévio dos estudantes. A sequência didática iniciou-se com a retomada de conteúdos essenciais, seguida da apresentação de exemplos do cotidiano e de sólidos geométricos concretos. Na etapa seguinte, utilizou-se o modelo matemático para o cálculo do volume da própria sala de aula, que apresenta o formato de um prisma reto, promovendo uma conexão entre espaço escolar e o conteúdo trabalhado. Posteriormente, os alunos, organizados em grupos, realizaram atividades práticas de medição e cálculo do volume de objetos concretos, culminando a atividade com apresentação dos resultados e socialização entre os alunos. A experiência permitiu o desenvolvimento de habilidades de ensino, aprofundamentos dos conhecimentos pertinentes a Geometria, consolidação de conhecimentos e saberes inerentes à construção da identidade docente por parte da estagiária, além de evidenciar o potencial das práticas pedagógicas fazendo uso de metodologias ativas na construção do conhecimento matemático pelos alunos, tornando a aprendizagem mais significativa e participativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7723_TB7740_30102025220525.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTÓRIA EMANUELLY SILVA DE DEUS" "autor_nome_curto" => "VICTÓRIA" "autor_email" => "emanuellysilvadz7@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128173 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7740 "inscrito_id" => 7723 "titulo" => "INTEGRAÇÃO ENTRE A TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CÁLCULO DE VOLUME" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado II, realizado por uma aluna no sétimo módulo do curso de Licenciatura em Matemática, em turmas do nono ano do ensino fundamental em uma escola pública de Teresina, capital do estado do Piauí. No contexto das atividades de regência supervisionada, a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel orientou a abordagem dos conteúdos de volume de prismas e cilindros, tendo em vista a melhoria do processo de aprendizagem. Na organização e desenvolvimento das atividades, as orientações propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), orientam a integração entre teoria e prática, o uso de tecnologias e a valorização do conhecimento prévio dos estudantes. A sequência didática iniciou-se com a retomada de conteúdos essenciais, seguida da apresentação de exemplos do cotidiano e de sólidos geométricos concretos. Na etapa seguinte, utilizou-se o modelo matemático para o cálculo do volume da própria sala de aula, que apresenta o formato de um prisma reto, promovendo uma conexão entre espaço escolar e o conteúdo trabalhado. Posteriormente, os alunos, organizados em grupos, realizaram atividades práticas de medição e cálculo do volume de objetos concretos, culminando a atividade com apresentação dos resultados e socialização entre os alunos. A experiência permitiu o desenvolvimento de habilidades de ensino, aprofundamentos dos conhecimentos pertinentes a Geometria, consolidação de conhecimentos e saberes inerentes à construção da identidade docente por parte da estagiária, além de evidenciar o potencial das práticas pedagógicas fazendo uso de metodologias ativas na construção do conhecimento matemático pelos alunos, tornando a aprendizagem mais significativa e participativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7723_TB7740_30102025220525.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTÓRIA EMANUELLY SILVA DE DEUS" "autor_nome_curto" => "VICTÓRIA" "autor_email" => "emanuellysilvadz7@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }