Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL ALÉM DA SALA DE AULA: A UTILIZAÇÃO DE FRAGMENTOS DE MATA ATLÂNTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino de geografia necessita de práticas pedagógicas que possibilitem a utilização de espaços além das salas de aula. Nessa perspectiva, este estudo propõe a integração da temática educação ambiental no currículo escolar por meio da utilização de fragmentos de Mata Atlântica próximos às instituições de ensino, utilizando como exemplo a Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio Presidente Castelo Branco, localizada no bairro de Mirueira, em Paulista/PE. A escola, situada nas proximidades de um remanescente desse bioma, possui uma oportunidade única de promover aulas de campo que conectem os estudantes ao meio ambiente, ampliando sua percepção sobre questões ecológicas e sustentabilidade. A partir da metodologia adotada, sendo esta uma revisão bibliográfica, sugere-se que a educação ambiental não se limite à teoria em sala de aula, mas incorpore vivências práticas, permitindo que os alunos observem, analisem e interajam com a biodiversidade local. Essa abordagem pode despertar maior consciência sobre a importância da preservação ambiental, além de estimular o pensamento crítico e a responsabilidade coletiva. O estudo também discute como a proximidade com o fragmento de Mata Atlântica pode ser um recurso pedagógico valioso, promovendo a interdisciplinaridade entre geografia, biologia, história e outras áreas do conhecimento. Por fim, destaca-se a importância de iniciativas como essa para a formação de cidadãos mais engajados com a conservação do meio ambiente, especialmente em um contexto de crescente degradação ambiental e mudanças climáticas.

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