Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O BALÉ E OS MOVIMENTOS DA TERRA: FERRAMENTAS DE INCLUSÃO NA SALA DE AULA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127805
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6675
    "inscrito_id" => 14977
    "titulo" => "O BALÉ E OS MOVIMENTOS DA TERRA: FERRAMENTAS DE INCLUSÃO NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "A inclusão é aquela que elimina, ou tenta eliminar a exclusão escolar que se desenvolve por meio da falta de reflexão dos gestores escolares ou de uma cultura baseada na ignorância de que todos os estudantes devem seguir um “padrão”, esquecendo-se das particularidades de cada um, pois o ambiente escolar deve ser um espaço de equidade, com a finalidade de formar sujeitos não apenas para o mundo do trabalho, mas também, para saber lidar com as questões humanísticas (Mantoan, 2003). Por isso, é de suma importância o desenvolvimento de atividades adaptadas, para atender aos estudantes que possuem alguma deficiência, seja visual, intelectual ou física, pois desta forma eles se sentirão acolhidos no espaço escolar. Nesta perspectiva, a proposta de inclusão, ocupa um papel primordial na educação mundial, pensando na efetividade do ensino para todos (Cordeiro et.al., 2018). Diante disso, este trabalho foi fundamentado em uma ação interventiva na sala de aula, nas aulas de Ciências, com a finalidade de assegurar a inclusão no ensino dos movimentos de rotação e translação da Terra por meio da prática do balé, proporcionando uma aprendizagem significativa com a participação em foco de uma estudante neurodivergente. Para atingir o objetivo, foi desenvolvida uma atividade prática adaptada, na qual os movimentos da Terra eram explicados com auxílio de desenhos representados por uma bailarina, apresentado os movimentos, e feitos pela estudante, mostrando para os seus colegas na sala de aula. Após o desenvolvimento da atividade, foi observado a relevância de abordar atividades adaptadas para garantir a inclusão e equidade de todos os estudantes, além de contribuir para a melhor compreensão do conteúdo científico e na relação entre professor e alunos, pois, a atividade só foi possível devido uma experiência vivenciada de conhecimento com a estudante para associar o ensino de Ciências ao cotidiano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14977_TB6675_10112025235557.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANECLÉIA RIBEIRO DAS NEVES"
    "autor_nome_curto" => "JANECLÉIA"
    "autor_email" => "jrn1@aluno.ifal.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127805
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6675
    "inscrito_id" => 14977
    "titulo" => "O BALÉ E OS MOVIMENTOS DA TERRA: FERRAMENTAS DE INCLUSÃO NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "A inclusão é aquela que elimina, ou tenta eliminar a exclusão escolar que se desenvolve por meio da falta de reflexão dos gestores escolares ou de uma cultura baseada na ignorância de que todos os estudantes devem seguir um “padrão”, esquecendo-se das particularidades de cada um, pois o ambiente escolar deve ser um espaço de equidade, com a finalidade de formar sujeitos não apenas para o mundo do trabalho, mas também, para saber lidar com as questões humanísticas (Mantoan, 2003). Por isso, é de suma importância o desenvolvimento de atividades adaptadas, para atender aos estudantes que possuem alguma deficiência, seja visual, intelectual ou física, pois desta forma eles se sentirão acolhidos no espaço escolar. Nesta perspectiva, a proposta de inclusão, ocupa um papel primordial na educação mundial, pensando na efetividade do ensino para todos (Cordeiro et.al., 2018). Diante disso, este trabalho foi fundamentado em uma ação interventiva na sala de aula, nas aulas de Ciências, com a finalidade de assegurar a inclusão no ensino dos movimentos de rotação e translação da Terra por meio da prática do balé, proporcionando uma aprendizagem significativa com a participação em foco de uma estudante neurodivergente. Para atingir o objetivo, foi desenvolvida uma atividade prática adaptada, na qual os movimentos da Terra eram explicados com auxílio de desenhos representados por uma bailarina, apresentado os movimentos, e feitos pela estudante, mostrando para os seus colegas na sala de aula. Após o desenvolvimento da atividade, foi observado a relevância de abordar atividades adaptadas para garantir a inclusão e equidade de todos os estudantes, além de contribuir para a melhor compreensão do conteúdo científico e na relação entre professor e alunos, pois, a atividade só foi possível devido uma experiência vivenciada de conhecimento com a estudante para associar o ensino de Ciências ao cotidiano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14977_TB6675_10112025235557.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANECLÉIA RIBEIRO DAS NEVES"
    "autor_nome_curto" => "JANECLÉIA"
    "autor_email" => "jrn1@aluno.ifal.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A inclusão é aquela que elimina, ou tenta eliminar a exclusão escolar que se desenvolve por meio da falta de reflexão dos gestores escolares ou de uma cultura baseada na ignorância de que todos os estudantes devem seguir um “padrão”, esquecendo-se das particularidades de cada um, pois o ambiente escolar deve ser um espaço de equidade, com a finalidade de formar sujeitos não apenas para o mundo do trabalho, mas também, para saber lidar com as questões humanísticas (Mantoan, 2003). Por isso, é de suma importância o desenvolvimento de atividades adaptadas, para atender aos estudantes que possuem alguma deficiência, seja visual, intelectual ou física, pois desta forma eles se sentirão acolhidos no espaço escolar. Nesta perspectiva, a proposta de inclusão, ocupa um papel primordial na educação mundial, pensando na efetividade do ensino para todos (Cordeiro et.al., 2018). Diante disso, este trabalho foi fundamentado em uma ação interventiva na sala de aula, nas aulas de Ciências, com a finalidade de assegurar a inclusão no ensino dos movimentos de rotação e translação da Terra por meio da prática do balé, proporcionando uma aprendizagem significativa com a participação em foco de uma estudante neurodivergente. Para atingir o objetivo, foi desenvolvida uma atividade prática adaptada, na qual os movimentos da Terra eram explicados com auxílio de desenhos representados por uma bailarina, apresentado os movimentos, e feitos pela estudante, mostrando para os seus colegas na sala de aula. Após o desenvolvimento da atividade, foi observado a relevância de abordar atividades adaptadas para garantir a inclusão e equidade de todos os estudantes, além de contribuir para a melhor compreensão do conteúdo científico e na relação entre professor e alunos, pois, a atividade só foi possível devido uma experiência vivenciada de conhecimento com a estudante para associar o ensino de Ciências ao cotidiano.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.