HIDROPONIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127090 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5128 "inscrito_id" => 13197 "titulo" => "HIDROPONIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "A hidroponia é uma técnica que promove a produção de alimentos a partir do uso racional da água. Assim, é uma possibilidade importante na formação do aluno cidadão, em que pode ser abordado questões diversas, tais como: alimentação saudável; agrotóxicos; consciência ecológica. A pesquisa teve como objetivo socializar uma iniciativa socioambiental realizada na Escola Professora Telma Maria Leandro de Sousa, Palmares-PE, centrada na técnica da hidroponia. A ação abordou a aprendizagem baseada em projeto considerando autores como Bender (2014); Moran (2015); Dewey (1959; 1897). Desta forma, a pesquisa teve um enfoque qualitativo e enfatizou a participação ativa dos estudantes e suas vivências práticas durante todo o processo. O que possibilitou a exploração de temas científicos tais como: a germinação; o ciclo de vida das plantas; a anatomia vegetal; fotossíntese, ciclagem dos nutrientes; adubo orgânico. Corroborando, observou-se, a partir da pesquisa, que o envolvimentos dos estudante tornou-se mais significativo, interativo e participativo. O que reforçou a importância da educação ambiental associada a sustentabilidade no processo de formação do aluno cidadão. Por outro lado, a técnica de hidroponia mostrou-se eficiente como alternativa no cultivo de alimentos em locais com carência de espaços físicos ou solos férteis. Desta forma, foi possível constatar que a prática sustentável tende a beneficiar o meio ambiente, especialmente através da absorção de carbono pelas plantas, o que minimiza os efeitos da poluição e promove uma relação harmônica com a natureza. A atividade, também, instigou os estudantes quanto a observação científica e o cuidado com o planeta. Promovendo, consequentemente, a responsabilidade cidadã, aproximando o conhecimento científico da realidade, tornando-o relevante para suas vidas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13197_TB5128_19102025142940.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHAEL DEVISSON DOS SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MICHAEL" "autor_email" => "michaeldevisson338@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127090 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5128 "inscrito_id" => 13197 "titulo" => "HIDROPONIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "A hidroponia é uma técnica que promove a produção de alimentos a partir do uso racional da água. Assim, é uma possibilidade importante na formação do aluno cidadão, em que pode ser abordado questões diversas, tais como: alimentação saudável; agrotóxicos; consciência ecológica. A pesquisa teve como objetivo socializar uma iniciativa socioambiental realizada na Escola Professora Telma Maria Leandro de Sousa, Palmares-PE, centrada na técnica da hidroponia. A ação abordou a aprendizagem baseada em projeto considerando autores como Bender (2014); Moran (2015); Dewey (1959; 1897). Desta forma, a pesquisa teve um enfoque qualitativo e enfatizou a participação ativa dos estudantes e suas vivências práticas durante todo o processo. O que possibilitou a exploração de temas científicos tais como: a germinação; o ciclo de vida das plantas; a anatomia vegetal; fotossíntese, ciclagem dos nutrientes; adubo orgânico. Corroborando, observou-se, a partir da pesquisa, que o envolvimentos dos estudante tornou-se mais significativo, interativo e participativo. O que reforçou a importância da educação ambiental associada a sustentabilidade no processo de formação do aluno cidadão. Por outro lado, a técnica de hidroponia mostrou-se eficiente como alternativa no cultivo de alimentos em locais com carência de espaços físicos ou solos férteis. Desta forma, foi possível constatar que a prática sustentável tende a beneficiar o meio ambiente, especialmente através da absorção de carbono pelas plantas, o que minimiza os efeitos da poluição e promove uma relação harmônica com a natureza. A atividade, também, instigou os estudantes quanto a observação científica e o cuidado com o planeta. Promovendo, consequentemente, a responsabilidade cidadã, aproximando o conhecimento científico da realidade, tornando-o relevante para suas vidas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13197_TB5128_19102025142940.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHAEL DEVISSON DOS SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MICHAEL" "autor_email" => "michaeldevisson338@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }