Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO: COMO GARANTIR QUE NENHUM ALUNO FIQUE PARA TRÁS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir estratégias inclusivas no processo de alfabetização, com ênfase na aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), garantindo que nenhum aluno fique para trás. A alfabetização, entendida não apenas como o domínio técnico da leitura e escrita, mas como processo de inserção social, deve considerar as particularidades de cada sujeito (SOARES, 2003; FREIRE, 1983). A pesquisa é de natureza bibliográfica e qualitativa, complementada por observações realizadas em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, buscando compreender as práticas pedagógicas e as necessidades específicas dos alunos em sala de aula. Foram utilizados como referência estudos de Nunes e Walter (2016), Oliveira e Catarino (2023) e Menezes (2021), que evidenciam que alunos com TEA apresentam dificuldades principalmente na compreensão leitora, exigindo intervenções específicas. São recomendadas práticas que envolvam recursos multimodais, metodologias lúdicas, ensino estruturado e estratégias visuais, favorecendo a compreensão e o engajamento. O ambiente escolar precisa ser preparado para acolher essas diferenças, promovendo o trabalho colaborativo e valorizando as interações sociais. Ressalta-se também a necessidade de formação docente voltada à educação inclusiva, além de parcerias com a família e equipe multidisciplinar. Os resultados da análise indicam que práticas pedagógicas adaptadas, aliadas ao conhecimento das características do autismo e ao uso de metodologias diversificadas, são fundamentais para garantir uma alfabetização efetiva e humanizada, respeitando o tempo de cada criança.

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