CIÊNCIA CIDADÃ: PROMOVENDO O CONHECIMENTO DAS PLANTAS MEDICINAIS, AROMÁTICAS E PANCS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127338 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5652 "inscrito_id" => 5720 "titulo" => "CIÊNCIA CIDADÃ: PROMOVENDO O CONHECIMENTO DAS PLANTAS MEDICINAIS, AROMÁTICAS E PANCS" "resumo" => "A Ciência Cidadã é um movimento que permite a participação da população na pesquisa científica por meio de coleta e análise de dados, possibilitando o compartilhamento de saberes locais. Este trabalho analisa os questionários aplicados a licenciandos do 4º ano do curso matutino de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel, no contexto de uma oficina formativa intitulada: "A Ciência Cidadã na Formação Inicial de Professores". A formação teve como foco a relação entre Ciência Cidadã e a valorização das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), plantas medicinais e aromáticas. O objetivo de aplicar o questionário foi avaliar o impacto dessa formação no conhecimento dos futuros docentes sobre esses temas. Durante a atividade de três horas, aplicou-se um questionário diagnóstico inicial (17 participantes) para identificar concepções prévias, seguido de exposição dialogada sobre Ciência Cidadã e os aspectos biológicos e ecológicos das PANCs, plantas medicinais e aromáticas. Apresentou-se também o protocolo “Plantas Medicinais, Aromáticas e PANCs” do Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola. Na etapa prática, os participantes coletaram dados em campo usando o protocolo. Por fim, no questionário final, 15 participantes avaliaram a assimilação dos conteúdos. Para a análise das respostas dos questionários utilizamos a Análise de Conteúdo para formular as seguintes categorias: Compreensão sobre Ciência Cidadã; Articulação de saberes científicos no ensino fundamental; Articulação e implementação de saberes científicos no ensino fundamental; Compreensão e Importância atribuída às PANCS, plantas medicinais e aromáticas na escola; e, Motivação para consumir PANCs após participar do curso de formação. A análise do questionário inicial revelou conhecimento limitado sobre Ciência Cidadã e as plantas estudadas, enquanto o questionário final indicou uma maior compreensão sobre Ciência Cidadã e as PANCs. Os resultados sugerem que a formação contribui e motivou os licenciando a utilizarem esses novos saberes em sua prática docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5720_TB5652_14102025150401.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA LIZ BUSATO COCHAK" "autor_nome_curto" => "LARISSA" "autor_email" => "llizbusato@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127338 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5652 "inscrito_id" => 5720 "titulo" => "CIÊNCIA CIDADÃ: PROMOVENDO O CONHECIMENTO DAS PLANTAS MEDICINAIS, AROMÁTICAS E PANCS" "resumo" => "A Ciência Cidadã é um movimento que permite a participação da população na pesquisa científica por meio de coleta e análise de dados, possibilitando o compartilhamento de saberes locais. Este trabalho analisa os questionários aplicados a licenciandos do 4º ano do curso matutino de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel, no contexto de uma oficina formativa intitulada: "A Ciência Cidadã na Formação Inicial de Professores". A formação teve como foco a relação entre Ciência Cidadã e a valorização das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), plantas medicinais e aromáticas. O objetivo de aplicar o questionário foi avaliar o impacto dessa formação no conhecimento dos futuros docentes sobre esses temas. Durante a atividade de três horas, aplicou-se um questionário diagnóstico inicial (17 participantes) para identificar concepções prévias, seguido de exposição dialogada sobre Ciência Cidadã e os aspectos biológicos e ecológicos das PANCs, plantas medicinais e aromáticas. Apresentou-se também o protocolo “Plantas Medicinais, Aromáticas e PANCs” do Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola. Na etapa prática, os participantes coletaram dados em campo usando o protocolo. Por fim, no questionário final, 15 participantes avaliaram a assimilação dos conteúdos. Para a análise das respostas dos questionários utilizamos a Análise de Conteúdo para formular as seguintes categorias: Compreensão sobre Ciência Cidadã; Articulação de saberes científicos no ensino fundamental; Articulação e implementação de saberes científicos no ensino fundamental; Compreensão e Importância atribuída às PANCS, plantas medicinais e aromáticas na escola; e, Motivação para consumir PANCs após participar do curso de formação. A análise do questionário inicial revelou conhecimento limitado sobre Ciência Cidadã e as plantas estudadas, enquanto o questionário final indicou uma maior compreensão sobre Ciência Cidadã e as PANCs. Os resultados sugerem que a formação contribui e motivou os licenciando a utilizarem esses novos saberes em sua prática docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5720_TB5652_14102025150401.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA LIZ BUSATO COCHAK" "autor_nome_curto" => "LARISSA" "autor_email" => "llizbusato@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }