CULTIVAR SABERES: AGRICULTURA FAMILIAR, SAFS E CURRÍCULO EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128115 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7554 "inscrito_id" => 12802 "titulo" => "CULTIVAR SABERES: AGRICULTURA FAMILIAR, SAFS E CURRÍCULO EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Este trabalho propõe uma reflexão sobre a presença de práticas agrícolas tradicionais no currículo de Ciências, a partir da análise de livros didáticos do 6º ano do Ensino Fundamental adotados pelo PNLD 2024–2027, correlacionando-a com a BNCC e o ReCAL. Partindo da etnobotânica como campo teórico e gesto político, a pesquisa se ancora na perspectiva discursiva de Maingueneau (2008; 2015) e em autores que compreendem o currículo como território de disputas simbólicas, como Lopes e Macedo (2006) e Arroyo (2013). A metodologia, de abordagem qualitativa, articula uma análise discursiva e contextual, voltada tanto para as presenças quanto para as ausências, considerando as condições de produção dos discursos. O recorte analítico concentra-se na abordagem dos Sistemas Agroflorestais (SAFs) no livro Araribá Conecta – Ciências (LD1) e na discussão sobre agricultura familiar associada a comunidades quilombolas no SuperAÇÃO! Ciências (LD2), ambos da editora Moderna. Os resultados indicam que o LD1 apresenta maior articulação entre práticas sustentáveis e conhecimentos tradicionais, ainda que de forma sutil, enquanto o LD2 reconhece práticas agrícolas de comunidades tradicionais (quilombolas), mas de maneira mais genérica e com pouca problematização crítica. A análise revela que, embora a BNCC e o ReCAL proponham a valorização da diversidade cultural e o diálogo entre saberes, os materiais didáticos ainda operam predominantemente sob uma lógica eurocentrada, pouco sensível às epistemologias contra-hegemônicas. Reforça-se a necessidade de um olhar para as potencialidades dos saberes etnobotânicos que emergem da construção socio-histórica dos povos tradicionais, tornando o saber contextual e representativo. Conclui-se que é necessário repensar a inserção dos saberes tradicionais nos materiais escolares, buscando construir uma educação científica e botânica mais plural, crítica e comprometida com os territórios e culturas que habitam os territórios escolares." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12802_TB7554_30102025121408.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEVID LUCAS TENÓRIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "DEVID" "autor_email" => "devid.santos@icbs.ufal.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128115 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7554 "inscrito_id" => 12802 "titulo" => "CULTIVAR SABERES: AGRICULTURA FAMILIAR, SAFS E CURRÍCULO EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Este trabalho propõe uma reflexão sobre a presença de práticas agrícolas tradicionais no currículo de Ciências, a partir da análise de livros didáticos do 6º ano do Ensino Fundamental adotados pelo PNLD 2024–2027, correlacionando-a com a BNCC e o ReCAL. Partindo da etnobotânica como campo teórico e gesto político, a pesquisa se ancora na perspectiva discursiva de Maingueneau (2008; 2015) e em autores que compreendem o currículo como território de disputas simbólicas, como Lopes e Macedo (2006) e Arroyo (2013). A metodologia, de abordagem qualitativa, articula uma análise discursiva e contextual, voltada tanto para as presenças quanto para as ausências, considerando as condições de produção dos discursos. O recorte analítico concentra-se na abordagem dos Sistemas Agroflorestais (SAFs) no livro Araribá Conecta – Ciências (LD1) e na discussão sobre agricultura familiar associada a comunidades quilombolas no SuperAÇÃO! Ciências (LD2), ambos da editora Moderna. Os resultados indicam que o LD1 apresenta maior articulação entre práticas sustentáveis e conhecimentos tradicionais, ainda que de forma sutil, enquanto o LD2 reconhece práticas agrícolas de comunidades tradicionais (quilombolas), mas de maneira mais genérica e com pouca problematização crítica. A análise revela que, embora a BNCC e o ReCAL proponham a valorização da diversidade cultural e o diálogo entre saberes, os materiais didáticos ainda operam predominantemente sob uma lógica eurocentrada, pouco sensível às epistemologias contra-hegemônicas. Reforça-se a necessidade de um olhar para as potencialidades dos saberes etnobotânicos que emergem da construção socio-histórica dos povos tradicionais, tornando o saber contextual e representativo. Conclui-se que é necessário repensar a inserção dos saberes tradicionais nos materiais escolares, buscando construir uma educação científica e botânica mais plural, crítica e comprometida com os territórios e culturas que habitam os territórios escolares." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12802_TB7554_30102025121408.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEVID LUCAS TENÓRIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "DEVID" "autor_email" => "devid.santos@icbs.ufal.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }