DO ALGORITMO À ÉTICA: REPENSANDO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO CONTEXTO ACADÊMICO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127847 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6769 "inscrito_id" => 10749 "titulo" => "DO ALGORITMO À ÉTICA: REPENSANDO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO CONTEXTO ACADÊMICO" "resumo" => "Este artigo apresenta uma análise baseada na revisão da literatura sobre as intersecções entre inteligência artificial (IA), educação e ética no ensino superior, analisando publicações científicas do período de 2019 a 2024. A pesquisa foi conduzida nas bases de dados Scopus, Web of Science, e SciELO, utilizando descritores relacionados a IA, educação e implicações éticas. Foram selecionados e analisados 37 artigos que atenderam aos critérios de inclusão definidos. com enfoque especial nas transformações das competências de aprendizagem requeridas de docentes e discentes. Fundamentado nas perspectivas teóricas de Buckingham (2023), Apple (2019), Hatch (2021) entre outros, a pesquisa examina como a disponibilidade de conteúdos gerados por IA reconfigura as práticas pedagógicas, os processos avaliativos e o desenvolvimento do pensamento crítico nas instituições de ensino. No que concerne aos resultados destacam-se seis dimensões críticas: (i) a transformação das competências docentes necessárias para orientar aprendizagens na era da IA; (ii) o desafio de desenvolver habilidades metacognitivas em estudantes expostos a conteúdos algoritmicamente gerados; (iii) a necessidade de redesenhar estratégias avaliativas que valorizem competências insubstituíveis pela IA; (iv) a tensão entre eficiência do acesso à informação e profundidade da compreensão; (v) o desenvolvimento de um letramento crítico em IA entre a comunidade acadêmica; e (vi) estratégias pedagógicas para integrar ferramentas de IA enquanto se preserva a autenticidade e originalidade intelectual. A análise evidencia a urgência de um novo paradigma educacional que não se limite à adaptação tecnológica, mas reimagine fundamentalmente as instituições e as competências essenciais em um mundo mediado por algoritmos. O pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de julgamento ético devem constituir o núcleo de uma educação que transcenda a mera reprodução de conhecimentos em favor de uma formação que permita aos indivíduos avaliarem, contextualizarem e transformarem criticamente o conhecimento mediado por sistemas de IA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10749_TB6769_30102025235908.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LENIR DA SILVA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "LENIR" "autor_email" => "lenir.silva@escolar.ifrn.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127847 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6769 "inscrito_id" => 10749 "titulo" => "DO ALGORITMO À ÉTICA: REPENSANDO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO CONTEXTO ACADÊMICO" "resumo" => "Este artigo apresenta uma análise baseada na revisão da literatura sobre as intersecções entre inteligência artificial (IA), educação e ética no ensino superior, analisando publicações científicas do período de 2019 a 2024. A pesquisa foi conduzida nas bases de dados Scopus, Web of Science, e SciELO, utilizando descritores relacionados a IA, educação e implicações éticas. Foram selecionados e analisados 37 artigos que atenderam aos critérios de inclusão definidos. com enfoque especial nas transformações das competências de aprendizagem requeridas de docentes e discentes. Fundamentado nas perspectivas teóricas de Buckingham (2023), Apple (2019), Hatch (2021) entre outros, a pesquisa examina como a disponibilidade de conteúdos gerados por IA reconfigura as práticas pedagógicas, os processos avaliativos e o desenvolvimento do pensamento crítico nas instituições de ensino. No que concerne aos resultados destacam-se seis dimensões críticas: (i) a transformação das competências docentes necessárias para orientar aprendizagens na era da IA; (ii) o desafio de desenvolver habilidades metacognitivas em estudantes expostos a conteúdos algoritmicamente gerados; (iii) a necessidade de redesenhar estratégias avaliativas que valorizem competências insubstituíveis pela IA; (iv) a tensão entre eficiência do acesso à informação e profundidade da compreensão; (v) o desenvolvimento de um letramento crítico em IA entre a comunidade acadêmica; e (vi) estratégias pedagógicas para integrar ferramentas de IA enquanto se preserva a autenticidade e originalidade intelectual. A análise evidencia a urgência de um novo paradigma educacional que não se limite à adaptação tecnológica, mas reimagine fundamentalmente as instituições e as competências essenciais em um mundo mediado por algoritmos. O pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de julgamento ético devem constituir o núcleo de uma educação que transcenda a mera reprodução de conhecimentos em favor de uma formação que permita aos indivíduos avaliarem, contextualizarem e transformarem criticamente o conhecimento mediado por sistemas de IA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10749_TB6769_30102025235908.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LENIR DA SILVA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "LENIR" "autor_email" => "lenir.silva@escolar.ifrn.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }