DESVENDANDO O INÍCIO DA VIDA: UM OLHAR INVESTIGATIVO SOBRE O DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
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A proposta pedagógica dialoga com os pressupostos da BNCC (BRASIL, 2018), que orienta a promoção de competências cognitivas, críticas e colaborativas. De acordo com Silva e Castro (2015) e Carvalho (2013), práticas baseadas na investigação promovem a autonomia intelectual e incentivam a reflexão sobre o conhecimento científico. Além disso, fundamentando-se na teoria construtivista de Piaget (1970) e nos princípios de interdisciplinaridade defendidos por Teixeira e Reis (2017), a sequência buscou integrar conteúdos de forma contextualizada e articulada às vivências dos alunos. Os resultados evidenciam que a metodologia utilizada despertou maior interesse dos estudantes, estimulou o trabalho em equipe, favoreceu a compreensão dos conteúdos e contribuiu para a formação de sujeitos mais críticos e participativos, corroborando também a necessidade apontada por Motta (2023) de inovar práticas pedagógicas em Biologia para a construção de uma educação científica mais significativa." 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