REPENSANDO AS DIFERENÇAS NA ESCOLA: DIÁLOGOS ENTRE INTERCULTURALIDADE CRÍTICA, DECOLONIALIDADE E ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127312 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5601 "inscrito_id" => 12552 "titulo" => "REPENSANDO AS DIFERENÇAS NA ESCOLA: DIÁLOGOS ENTRE INTERCULTURALIDADE CRÍTICA, DECOLONIALIDADE E ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "O presente estudo, parte inicial de uma pesquisa de mestrado, objetiva discutir como o ensino da língua portuguesa considera as questões sobre as diferenças (raça, de gênero, sexualidade, classe, religião e etnia), levando em consideração o apagamento e silenciamento epistemológico e cultural dos povos colonizados e subalternizados historicamente e como esse aspecto influencia as práticas pedagógicas nos dias atuais. Marcos Bagno (2007) e Moita Lopes (2002) defendem que a escola deve reconhecer e respeitar a pluralidade cultural e linguística, promovendo um ambiente inclusivo e de diálogo. Nesse sentido, propõem-se, a compreensão da interculturalidade crítica e decolonial, como ferramentas, que questionam o eurocentrismo e dialogam com a pluralidade cultural dos/as estudantes, entendendo as diferenças culturais como constitutivas de todos e todas, e, portanto, uma questão fundamental a ser discutida nas práticas pedagógicas, no conhecimento escolar, nas relações interpessoais e, em suma, no currículo escolar (Candau, 2023). Tem-se como problemática de pesquisa, como professores/as de Língua Portuguesa do munícipio de Itapemirim/ES lidam com as diferenças em suas práticas pedagógicas na sala de aula. Apresenta-se resultados a partir da pesquisa bibliográfica e revisão de literatura , que demonstram a importância de uma educação inclusiva e crítica que valorize a diversidade cultural dos alunos. Nota-se que as práticas pedagógicas tradicionais frequentemente falham em reconhecer e integrar as múltiplas identidades culturais presentes nas salas de aula, e propõem a necessidade de reformulações curriculares que incorporem perspectivas interculturais e decoloniais. Esse ponto de convergência evidencia um consenso sobre a urgência de uma abordagem pedagógica que vá além do eurocentrismo e inclua diversas vozes e experiências culturais. Com isso, reafirma-se, que essas diferenças não devem ser tratadas como obstáculos, mas sim como elementos valiosos que enriquecem o ambiente escolar. Dessa forma, investir nas diferenças é promover uma educação mais justa e transformadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12552_TB5601_29102025212237.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA DE CASTRO MOREIRA" "autor_nome_curto" => "MARCELA" "autor_email" => "marceladecastromoreira@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127312 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5601 "inscrito_id" => 12552 "titulo" => "REPENSANDO AS DIFERENÇAS NA ESCOLA: DIÁLOGOS ENTRE INTERCULTURALIDADE CRÍTICA, DECOLONIALIDADE E ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "O presente estudo, parte inicial de uma pesquisa de mestrado, objetiva discutir como o ensino da língua portuguesa considera as questões sobre as diferenças (raça, de gênero, sexualidade, classe, religião e etnia), levando em consideração o apagamento e silenciamento epistemológico e cultural dos povos colonizados e subalternizados historicamente e como esse aspecto influencia as práticas pedagógicas nos dias atuais. Marcos Bagno (2007) e Moita Lopes (2002) defendem que a escola deve reconhecer e respeitar a pluralidade cultural e linguística, promovendo um ambiente inclusivo e de diálogo. Nesse sentido, propõem-se, a compreensão da interculturalidade crítica e decolonial, como ferramentas, que questionam o eurocentrismo e dialogam com a pluralidade cultural dos/as estudantes, entendendo as diferenças culturais como constitutivas de todos e todas, e, portanto, uma questão fundamental a ser discutida nas práticas pedagógicas, no conhecimento escolar, nas relações interpessoais e, em suma, no currículo escolar (Candau, 2023). Tem-se como problemática de pesquisa, como professores/as de Língua Portuguesa do munícipio de Itapemirim/ES lidam com as diferenças em suas práticas pedagógicas na sala de aula. Apresenta-se resultados a partir da pesquisa bibliográfica e revisão de literatura , que demonstram a importância de uma educação inclusiva e crítica que valorize a diversidade cultural dos alunos. Nota-se que as práticas pedagógicas tradicionais frequentemente falham em reconhecer e integrar as múltiplas identidades culturais presentes nas salas de aula, e propõem a necessidade de reformulações curriculares que incorporem perspectivas interculturais e decoloniais. Esse ponto de convergência evidencia um consenso sobre a urgência de uma abordagem pedagógica que vá além do eurocentrismo e inclua diversas vozes e experiências culturais. Com isso, reafirma-se, que essas diferenças não devem ser tratadas como obstáculos, mas sim como elementos valiosos que enriquecem o ambiente escolar. Dessa forma, investir nas diferenças é promover uma educação mais justa e transformadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12552_TB5601_29102025212237.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA DE CASTRO MOREIRA" "autor_nome_curto" => "MARCELA" "autor_email" => "marceladecastromoreira@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }