VIVÊNCIAS FORMATIVAS NO LEPEM: TECENDO SABERES ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA BÁSICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128034 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7305 "inscrito_id" => 6326 "titulo" => "VIVÊNCIAS FORMATIVAS NO LEPEM: TECENDO SABERES ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA BÁSICA" "resumo" => "Este relato traz uma síntese das vivências formativas que aconteceram no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática, o Lepem, mostrando como a universidade e as escolas públicas podem caminhar lado a lado. O estudo foi realizado com uma perspectiva qualitativa, guiado por reflexões sobre a formação de professores e pelo trabalho no laboratório em educação matemática, buscando uma abordagem mais profunda e conectada às práticas pedagógicas, especialmente a partir das contribuições de autores como Lorenzato (2006), Van de Walle (2009) e Zeichner (1993). Buscou-se valorizar a escuta atenta dos contextos escolares e o intercâmbio de saberes entre os envolvidos e promover uma troca rica de experiências entre todos que participaram. As atividades descritas vieram de um projeto de extensão e das práticas realizadas no próprio Lepem, juntando estudantes de Licenciatura em Matemática com professores da rede pública em ações colaborativas. Nesse processo, todos abriram espaço para conversar, refletir e compartilhar conhecimentos, misturando teoria e prática de um jeito fluido e significativo. O que se viu como resultado foi o fortalecimento de uma identidade de professor em formação, com os estudantes assumindo um papel ativo, ouvindo com cuidado as escolas e valorizando o que aprendiam juntos. O Lepem se mostrou um lugar que dá novos sentidos ao ensino de Matemática, ajudando a formar professores que estão sempre se transformando. Conclui-se, que o Lepem é um espaço especial para a formação, onde universidade e escola básica se unem para criar novas possibilidades de ensinar Matemática, partindo das experiências reais de quem vive esse dia a dia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6326_TB7305_15102025192908.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HEVILLIN LORRANA DE SOUZA GOMES" "autor_nome_curto" => "HEVILLIN" "autor_email" => "gomeshevellin@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128034 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7305 "inscrito_id" => 6326 "titulo" => "VIVÊNCIAS FORMATIVAS NO LEPEM: TECENDO SABERES ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA BÁSICA" "resumo" => "Este relato traz uma síntese das vivências formativas que aconteceram no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática, o Lepem, mostrando como a universidade e as escolas públicas podem caminhar lado a lado. O estudo foi realizado com uma perspectiva qualitativa, guiado por reflexões sobre a formação de professores e pelo trabalho no laboratório em educação matemática, buscando uma abordagem mais profunda e conectada às práticas pedagógicas, especialmente a partir das contribuições de autores como Lorenzato (2006), Van de Walle (2009) e Zeichner (1993). Buscou-se valorizar a escuta atenta dos contextos escolares e o intercâmbio de saberes entre os envolvidos e promover uma troca rica de experiências entre todos que participaram. As atividades descritas vieram de um projeto de extensão e das práticas realizadas no próprio Lepem, juntando estudantes de Licenciatura em Matemática com professores da rede pública em ações colaborativas. Nesse processo, todos abriram espaço para conversar, refletir e compartilhar conhecimentos, misturando teoria e prática de um jeito fluido e significativo. O que se viu como resultado foi o fortalecimento de uma identidade de professor em formação, com os estudantes assumindo um papel ativo, ouvindo com cuidado as escolas e valorizando o que aprendiam juntos. O Lepem se mostrou um lugar que dá novos sentidos ao ensino de Matemática, ajudando a formar professores que estão sempre se transformando. Conclui-se, que o Lepem é um espaço especial para a formação, onde universidade e escola básica se unem para criar novas possibilidades de ensinar Matemática, partindo das experiências reais de quem vive esse dia a dia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6326_TB7305_15102025192908.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HEVILLIN LORRANA DE SOUZA GOMES" "autor_nome_curto" => "HEVILLIN" "autor_email" => "gomeshevellin@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }