PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA, COM O TEMA “MEU CABELO, MINHAS RAÍZES -UMA ABORDAGEM AO RACISMO INSTITUCIONAL”
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127335 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5646 "inscrito_id" => 14185 "titulo" => "PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA, COM O TEMA “MEU CABELO, MINHAS RAÍZES -UMA ABORDAGEM AO RACISMO INSTITUCIONAL”" "resumo" => "No ensino médio, o desafio em Ciências é desenvolver metodologias que integrem os componentes curriculares à realidade social do aluno, preparando-o para o contexto contemporâneo. Este trabalho propõe uma sequência didática para o ensino de forças intermoleculares, integrando metodologias ativas e uma abordagem antirracista, alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da lei nº 11.645/2008 que torna obrigatório o ensino da cultura afro-brasileira e indígena no ensino fundamental e médio nas redes públicas e privadas. As ligações de hidrogênio, dissulfeto, força de Van der Waals e ligações iônicas são as envolvidas na estrutura tridimensional da molécula de queratina, que compõe os pelos humanos em sua forma rígida original. A execução da sequência didática se dará em quatro encontros, sendo o primeiro introdutório participativo, com discussão sobre as forças intermoleculares; no segundo encontro os conceitos a serem abordados serão polaridade, solubilidade e tensão superficial, através da apressentação de três experimentos. O terceiro encontro abordará o tema “meu cabelo, minhas raízes”, associado ao conteúdo de ligações químicas de hidrogênio, forças van der waals, ligações dissulfeto e ligações iônicas, contextualizado na questão das proteínas capilares e as questões étnicas atreladas à estética dos cabelos, discutindo-se antirracismo. Para tal, será apresentado um experimento também. No quarto encontro os alunos apresentarão um jogo didático sobre o todo o assunto. A escolha do tema visa valorizar a diversidade cultural e étnica, explorando as características químicas dos cabelos afro-brasileiros. Os alisamentos definitivos visam romper as ligações dissulfetos da queratina, dexando o cabelo em outro formato (ABRAHAM et al. , 2009, p. 178). Uma das marcas do racismo é sua aversão a uma “estética negra”, a cor da pele e o tipo de cabelo ocupam papeis importantes na identidade negra (LIMA et al., 2021). Essa proposta visa promover o pensamento científico, crítico e antirracista, contribuindo para a formação cidadã e a valorização da diversidade cultural. De acordo com a metodologia busca-se estimular a aprendizagem em ciências, alcançar o protagonismo dos estudantes, promover a formação do pensamento crítico e combater ao racismo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14185_TB5646_10112025224051.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLE SOUZA SOARES" "autor_nome_curto" => "ISABELLE" "autor_email" => "isabelle.soares@iqb.ufal.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127335 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5646 "inscrito_id" => 14185 "titulo" => "PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA, COM O TEMA “MEU CABELO, MINHAS RAÍZES -UMA ABORDAGEM AO RACISMO INSTITUCIONAL”" "resumo" => "No ensino médio, o desafio em Ciências é desenvolver metodologias que integrem os componentes curriculares à realidade social do aluno, preparando-o para o contexto contemporâneo. Este trabalho propõe uma sequência didática para o ensino de forças intermoleculares, integrando metodologias ativas e uma abordagem antirracista, alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da lei nº 11.645/2008 que torna obrigatório o ensino da cultura afro-brasileira e indígena no ensino fundamental e médio nas redes públicas e privadas. As ligações de hidrogênio, dissulfeto, força de Van der Waals e ligações iônicas são as envolvidas na estrutura tridimensional da molécula de queratina, que compõe os pelos humanos em sua forma rígida original. A execução da sequência didática se dará em quatro encontros, sendo o primeiro introdutório participativo, com discussão sobre as forças intermoleculares; no segundo encontro os conceitos a serem abordados serão polaridade, solubilidade e tensão superficial, através da apressentação de três experimentos. O terceiro encontro abordará o tema “meu cabelo, minhas raízes”, associado ao conteúdo de ligações químicas de hidrogênio, forças van der waals, ligações dissulfeto e ligações iônicas, contextualizado na questão das proteínas capilares e as questões étnicas atreladas à estética dos cabelos, discutindo-se antirracismo. Para tal, será apresentado um experimento também. No quarto encontro os alunos apresentarão um jogo didático sobre o todo o assunto. A escolha do tema visa valorizar a diversidade cultural e étnica, explorando as características químicas dos cabelos afro-brasileiros. Os alisamentos definitivos visam romper as ligações dissulfetos da queratina, dexando o cabelo em outro formato (ABRAHAM et al. , 2009, p. 178). Uma das marcas do racismo é sua aversão a uma “estética negra”, a cor da pele e o tipo de cabelo ocupam papeis importantes na identidade negra (LIMA et al., 2021). Essa proposta visa promover o pensamento científico, crítico e antirracista, contribuindo para a formação cidadã e a valorização da diversidade cultural. De acordo com a metodologia busca-se estimular a aprendizagem em ciências, alcançar o protagonismo dos estudantes, promover a formação do pensamento crítico e combater ao racismo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14185_TB5646_10112025224051.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLE SOUZA SOARES" "autor_nome_curto" => "ISABELLE" "autor_email" => "isabelle.soares@iqb.ufal.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }