Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A COLABORAÇÃO DO ESPAÇO NÃO FORMAL ENGENHO SANHAÇU PARA O ENSINO DA QUÍMICA ATRAVÉS DA FABRICAÇÃO DA CACHAÇA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino de ciências é fundamental, pois desempenha um papel crucial na formação educacional dos estudantes. Assim, o desenvolvimento dessas práticas científicas e a interação com outras áreas do conhecimento favorecem uma formação cidadã pautada no pensamento crítico e na compreensão holística, ultrapassando os limites da sala de aula. Nesse contexto, os espaços não formais oferecem uma oportunidade singular, onde o estudante pode aplicar conhecimentos teóricos em situações práticas, promovendo um aprendizado significativo que extrapola a estrutura física da sala de aula. Portanto, o presente trabalho tem o objetivo de analisar os processos de produção da cachaça orgânica no Engenho Sanhaçu, além de compreender como este espaço não formal não institucionalizado, produtor de cachaça orgânica, pode contribuir para o ensino da química. O presente estudo apresenta uma abordagem de caráter qualitativo, onde está focado em compreender os fenômenos. Sendo assim, a proposta deste trabalho está fundamentada em uma experiência vivenciada em um projeto de pesquisa e extensão existente no Instituto Federal de Pernambuco, Campus Vitória de Santo Antão, essas experiências ocorreram no ano de 2022. O Engenho Sanhaçu é uma empresa privada que realiza visitas para o público em geral. O espaço conta com trilhas ecológicas, degustação da premiada cachaça orgânica produzida no espaço, além de uma profunda imersão do visitante no processo de produção da cachaça e dos seus subprodutos. No decorrer deste estudo, foi realizada uma análise minuciosa do processo de produção da cachaça orgânica no Engenho Sanhaçu, além de compreender como este espaço, não formal institucionalizado, pode contribuir para o ensino da química.

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