A TRAJETÓRIA DO PIBID NO CONTEXTO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PRÁTICA DOCENTE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127883 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6841 "inscrito_id" => 12656 "titulo" => "A TRAJETÓRIA DO PIBID NO CONTEXTO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "A temática deste estudo aborda a História da Educação no Brasil e sua trajetória ao longo dos anos, evidenciando suas transformações, desafios e avanços. Nesse contexto, destaca-se o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), cuja história se entrelaça com as heranças históricas da formação da educação. O tipo de estudo é de caráter exploratório-explicativo, de modo qualitativo, com vistas a responder sobre como se dá a contribuição do PIBID para a quebra de paradigmas e estereótipos vividos na sala de aula? Ocorre por meio de revisão bibliográfica e tem como corpus artigos publicados relacionados ao tema nos últimos dez anos. Tendo como objetivo destrinchar a relação entre as características históricas do modelo educacional do país e o impacto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a quebra de tais características hierárquicas compulsórias dentro do âmbito acadêmico e escolar. Conclui-se que a compreensão da História da Educação no Brasil é fundamental para analisar os caminhos percorridos pela formação docente e os desafios enfrentados ao longo do tempo. Nesse cenário, o PIBID surge como uma importante iniciativa de transformação, ao promover uma aproximação entre a universidade e a escola, contribuindo para a superação de estruturas hierárquicas tradicionais e para a valorização da prática pedagógica desde a formação inicial. Dessa forma, o PIBID reafirma seu papel estratégico na construção de uma educação mais democrática, crítica e comprometida com a realidade social brasileira." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12656_TB6841_30102025234658.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE PIRES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "PEDRO SOUZA" "autor_email" => "pedrohr12310@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO TABOSA DE ALMEIDA (ASCESUNITA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127883 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6841 "inscrito_id" => 12656 "titulo" => "A TRAJETÓRIA DO PIBID NO CONTEXTO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "A temática deste estudo aborda a História da Educação no Brasil e sua trajetória ao longo dos anos, evidenciando suas transformações, desafios e avanços. Nesse contexto, destaca-se o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), cuja história se entrelaça com as heranças históricas da formação da educação. O tipo de estudo é de caráter exploratório-explicativo, de modo qualitativo, com vistas a responder sobre como se dá a contribuição do PIBID para a quebra de paradigmas e estereótipos vividos na sala de aula? Ocorre por meio de revisão bibliográfica e tem como corpus artigos publicados relacionados ao tema nos últimos dez anos. Tendo como objetivo destrinchar a relação entre as características históricas do modelo educacional do país e o impacto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a quebra de tais características hierárquicas compulsórias dentro do âmbito acadêmico e escolar. Conclui-se que a compreensão da História da Educação no Brasil é fundamental para analisar os caminhos percorridos pela formação docente e os desafios enfrentados ao longo do tempo. Nesse cenário, o PIBID surge como uma importante iniciativa de transformação, ao promover uma aproximação entre a universidade e a escola, contribuindo para a superação de estruturas hierárquicas tradicionais e para a valorização da prática pedagógica desde a formação inicial. Dessa forma, o PIBID reafirma seu papel estratégico na construção de uma educação mais democrática, crítica e comprometida com a realidade social brasileira." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12656_TB6841_30102025234658.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE PIRES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "PEDRO SOUZA" "autor_email" => "pedrohr12310@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO TABOSA DE ALMEIDA (ASCESUNITA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }