Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O MISTÉRIO DA COLMEIA DESAPARECIDA: POP-UP COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125664
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1837
    "inscrito_id" => 3567
    "titulo" => "O MISTÉRIO DA COLMEIA DESAPARECIDA: POP-UP COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O ensino de Ciências enfrenta desafios, especialmente em relação à falta de contextualização prática, o que dificulta o entendimento dos estudantes. Para superar essas barreiras, metodologias ativas têm se mostrado eficazes, que promove maior engajamento e participação. O objetivo deste recurso é apresentar conceitos sobre zoologia e ecologia, assim como despertar o interesse do público infantojuvenil pela Ciência, tornando o ensino mais acessível e prazeroso. Nesse contexto, foi criado O Mistério da Colmeia Desaparecida, um livro Pop-Up desenvolvido para explorar de forma interativa a importância das abelhas no ecossistema e os impactos negativos causados pelo uso excessivo de agrotóxicos. O livro, com seu formato Pop-Up, utiliza elementos tridimensionais que se movem ao serem folheados, e que pode proporcionar uma experiência sensorial enriquecedora e transforma a leitura em uma atividade mais envolvente. Além do enredo, que aborda a polinização e os desafios enfrentados pelas abelhas, o material inclui atividades lúdicas, como quebra-cabeça, jogo da memória e curiosidades sobre as abelhas, que incentivam a participação ativa dos estudantes e contribuem para uma aprendizagem mais significativa. O livro foi criado com plataformas digitais como Adobe, Canva e ChatGPT, o que garante alta qualidade visual e ilustrações atrativas. A impressão em papel fotográfico oferece cores vibrantes e maior resistência, aumentando a durabilidade do material. Desenvolvido no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco - CAV, a atividade avaliativa mostrou que o uso de livros Pop-Up como recurso didático pode ser altamente eficaz. Os resultados indicam que esse tipo de material pode aumentar o engajamento dos estudantes, promover uma compreensão mais profunda dos conceitos científicos e estimular o interesse pela leitura e pela preservação ambiental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3567_TB1837_30102025072101.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUTHY FÁTIMA DE PAULA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RUTHY"
    "autor_email" => "ruthy.fpsilva@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125664
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1837
    "inscrito_id" => 3567
    "titulo" => "O MISTÉRIO DA COLMEIA DESAPARECIDA: POP-UP COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O ensino de Ciências enfrenta desafios, especialmente em relação à falta de contextualização prática, o que dificulta o entendimento dos estudantes. Para superar essas barreiras, metodologias ativas têm se mostrado eficazes, que promove maior engajamento e participação. O objetivo deste recurso é apresentar conceitos sobre zoologia e ecologia, assim como despertar o interesse do público infantojuvenil pela Ciência, tornando o ensino mais acessível e prazeroso. Nesse contexto, foi criado O Mistério da Colmeia Desaparecida, um livro Pop-Up desenvolvido para explorar de forma interativa a importância das abelhas no ecossistema e os impactos negativos causados pelo uso excessivo de agrotóxicos. O livro, com seu formato Pop-Up, utiliza elementos tridimensionais que se movem ao serem folheados, e que pode proporcionar uma experiência sensorial enriquecedora e transforma a leitura em uma atividade mais envolvente. Além do enredo, que aborda a polinização e os desafios enfrentados pelas abelhas, o material inclui atividades lúdicas, como quebra-cabeça, jogo da memória e curiosidades sobre as abelhas, que incentivam a participação ativa dos estudantes e contribuem para uma aprendizagem mais significativa. O livro foi criado com plataformas digitais como Adobe, Canva e ChatGPT, o que garante alta qualidade visual e ilustrações atrativas. A impressão em papel fotográfico oferece cores vibrantes e maior resistência, aumentando a durabilidade do material. Desenvolvido no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco - CAV, a atividade avaliativa mostrou que o uso de livros Pop-Up como recurso didático pode ser altamente eficaz. Os resultados indicam que esse tipo de material pode aumentar o engajamento dos estudantes, promover uma compreensão mais profunda dos conceitos científicos e estimular o interesse pela leitura e pela preservação ambiental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3567_TB1837_30102025072101.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUTHY FÁTIMA DE PAULA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RUTHY"
    "autor_email" => "ruthy.fpsilva@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino de Ciências enfrenta desafios, especialmente em relação à falta de contextualização prática, o que dificulta o entendimento dos estudantes. Para superar essas barreiras, metodologias ativas têm se mostrado eficazes, que promove maior engajamento e participação. O objetivo deste recurso é apresentar conceitos sobre zoologia e ecologia, assim como despertar o interesse do público infantojuvenil pela Ciência, tornando o ensino mais acessível e prazeroso. Nesse contexto, foi criado O Mistério da Colmeia Desaparecida, um livro Pop-Up desenvolvido para explorar de forma interativa a importância das abelhas no ecossistema e os impactos negativos causados pelo uso excessivo de agrotóxicos. O livro, com seu formato Pop-Up, utiliza elementos tridimensionais que se movem ao serem folheados, e que pode proporcionar uma experiência sensorial enriquecedora e transforma a leitura em uma atividade mais envolvente. Além do enredo, que aborda a polinização e os desafios enfrentados pelas abelhas, o material inclui atividades lúdicas, como quebra-cabeça, jogo da memória e curiosidades sobre as abelhas, que incentivam a participação ativa dos estudantes e contribuem para uma aprendizagem mais significativa. O livro foi criado com plataformas digitais como Adobe, Canva e ChatGPT, o que garante alta qualidade visual e ilustrações atrativas. A impressão em papel fotográfico oferece cores vibrantes e maior resistência, aumentando a durabilidade do material. Desenvolvido no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco - CAV, a atividade avaliativa mostrou que o uso de livros Pop-Up como recurso didático pode ser altamente eficaz. Os resultados indicam que esse tipo de material pode aumentar o engajamento dos estudantes, promover uma compreensão mais profunda dos conceitos científicos e estimular o interesse pela leitura e pela preservação ambiental.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.