O MISTÉRIO DA COLMEIA DESAPARECIDA: POP-UP COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125664 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1837 "inscrito_id" => 3567 "titulo" => "O MISTÉRIO DA COLMEIA DESAPARECIDA: POP-UP COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O ensino de Ciências enfrenta desafios, especialmente em relação à falta de contextualização prática, o que dificulta o entendimento dos estudantes. Para superar essas barreiras, metodologias ativas têm se mostrado eficazes, que promove maior engajamento e participação. O objetivo deste recurso é apresentar conceitos sobre zoologia e ecologia, assim como despertar o interesse do público infantojuvenil pela Ciência, tornando o ensino mais acessível e prazeroso. Nesse contexto, foi criado O Mistério da Colmeia Desaparecida, um livro Pop-Up desenvolvido para explorar de forma interativa a importância das abelhas no ecossistema e os impactos negativos causados pelo uso excessivo de agrotóxicos. O livro, com seu formato Pop-Up, utiliza elementos tridimensionais que se movem ao serem folheados, e que pode proporcionar uma experiência sensorial enriquecedora e transforma a leitura em uma atividade mais envolvente. Além do enredo, que aborda a polinização e os desafios enfrentados pelas abelhas, o material inclui atividades lúdicas, como quebra-cabeça, jogo da memória e curiosidades sobre as abelhas, que incentivam a participação ativa dos estudantes e contribuem para uma aprendizagem mais significativa. O livro foi criado com plataformas digitais como Adobe, Canva e ChatGPT, o que garante alta qualidade visual e ilustrações atrativas. A impressão em papel fotográfico oferece cores vibrantes e maior resistência, aumentando a durabilidade do material. Desenvolvido no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco - CAV, a atividade avaliativa mostrou que o uso de livros Pop-Up como recurso didático pode ser altamente eficaz. Os resultados indicam que esse tipo de material pode aumentar o engajamento dos estudantes, promover uma compreensão mais profunda dos conceitos científicos e estimular o interesse pela leitura e pela preservação ambiental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3567_TB1837_30102025072101.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUTHY FÁTIMA DE PAULA SILVA" "autor_nome_curto" => "RUTHY" "autor_email" => "ruthy.fpsilva@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125664 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1837 "inscrito_id" => 3567 "titulo" => "O MISTÉRIO DA COLMEIA DESAPARECIDA: POP-UP COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O ensino de Ciências enfrenta desafios, especialmente em relação à falta de contextualização prática, o que dificulta o entendimento dos estudantes. Para superar essas barreiras, metodologias ativas têm se mostrado eficazes, que promove maior engajamento e participação. O objetivo deste recurso é apresentar conceitos sobre zoologia e ecologia, assim como despertar o interesse do público infantojuvenil pela Ciência, tornando o ensino mais acessível e prazeroso. Nesse contexto, foi criado O Mistério da Colmeia Desaparecida, um livro Pop-Up desenvolvido para explorar de forma interativa a importância das abelhas no ecossistema e os impactos negativos causados pelo uso excessivo de agrotóxicos. O livro, com seu formato Pop-Up, utiliza elementos tridimensionais que se movem ao serem folheados, e que pode proporcionar uma experiência sensorial enriquecedora e transforma a leitura em uma atividade mais envolvente. Além do enredo, que aborda a polinização e os desafios enfrentados pelas abelhas, o material inclui atividades lúdicas, como quebra-cabeça, jogo da memória e curiosidades sobre as abelhas, que incentivam a participação ativa dos estudantes e contribuem para uma aprendizagem mais significativa. O livro foi criado com plataformas digitais como Adobe, Canva e ChatGPT, o que garante alta qualidade visual e ilustrações atrativas. A impressão em papel fotográfico oferece cores vibrantes e maior resistência, aumentando a durabilidade do material. Desenvolvido no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco - CAV, a atividade avaliativa mostrou que o uso de livros Pop-Up como recurso didático pode ser altamente eficaz. Os resultados indicam que esse tipo de material pode aumentar o engajamento dos estudantes, promover uma compreensão mais profunda dos conceitos científicos e estimular o interesse pela leitura e pela preservação ambiental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3567_TB1837_30102025072101.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUTHY FÁTIMA DE PAULA SILVA" "autor_nome_curto" => "RUTHY" "autor_email" => "ruthy.fpsilva@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }