Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA ADAPTAÇÃO CURRICULAR E FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO ENSINO DE CRIANÇAS NEUROATÍPICAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Objetiva-se nesse artigo mostrar a importância da adaptação curricular e formação do professor no ensino de crianças neuroatípicas. O estudo apresentado tem como objetivo conhecer as estratégias de adaptação curricular utilizadas por professores nas salas de aulas para com isso garantir um ambiente de aprendizado mais inclusivo e eficaz com oportunidades, respeitando a diversidade promovendo uma educação para todos. Para fundamentar essa pesquisa recorreu-se ao Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 (LDB), Decreto n° 6571/2008, Diretrizes Nacional para a Educação Especial na Educação Básica (2009), Decreto nº 7611/2011, que trouxe orientações sobre Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado, BNCC (2017), Vygotsky (1991, 1993), Cunha (2009), Antônio Nóvoa (2019), Freitas (2016), Mantoan (2010). A metodologia utilizada, foi uma pesquisa bibliográfica e qualitativa. Como resultado percebe-se que o tema abordado requer estudos mais aprofundados, pois a demanda de alunos neuroatípicos só aumenta a cada dia dentro das escolas e precisa-se cada vez mais de profissionais capacitados e com formação adequadas nas áreas.

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