DIÁLOGOS SOBRE PRÁTICAS AVALIATIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126615 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4077 "inscrito_id" => 11695 "titulo" => "DIÁLOGOS SOBRE PRÁTICAS AVALIATIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma análise de uma formação sobre práticas avaliativas de aprendizagem realizada com docentes de uma universidade brasileira. A avaliação da aprendizagem na educação superior é um tema bastante delicado e polêmico, que sempre corresponde a alguma concepção de educação. Contudo, nem todos os docentes da educação superior tem uma preparação sobre isso em sua formação acadêmica. Para sanar essa dificuldade, muitas vezes, as instituições promovem formações unilaterais com especialistas externos e por meio de metodologias pouco participativas, tais como: palestras e enfatização de teorias disvinculadas da prática. Diferentemente disso, a metodologia da formação aqui estudada ocorreu por meio de uma oficina em que os professores, num primeiro momento, reuniram-se em pequenos grupos para estudar a obra “Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições” de Cipriano C. Luckesi e refletir sobre suas práticas avaliativas e, num segundo momento, reuniram-se todos os grupos para compartilhar e discutir suas práticas coletivamente. A Oficina teve por objetivo promover diálogos e reflexões acerca da avaliação da aprendizagem entre os docentes da universidade, com potencial para os provocar a pensarem como era e como poderia vir a ser as suas práticas deste fenômeno do processo de ensino-aprendizagem. Como resultado, vislumbrou-se que é fundamental posicionar a avaliação a serviço de uma metodologia que entenda e esteja preocupada com a educação como mecanismo de transformação social. Portanto, este trabalho estuda o material proveniente de um esforço colaborativo e, por isso, uma importante produção de um coletivo de docentes da educação superior, de diversas áreas, discutindo suas práticas avaliativas juntos! No mundo acadêmico, é raro encontrar produções que reúnam conhecimento e experiência de várias áreas em torno de um tópico tão crucial como a avaliação da aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11695_TB4077_28102025085800.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DALVANE ALTHAUS" "autor_nome_curto" => "Dalvane ALTHAUS" "autor_email" => "dalvanea@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126615 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4077 "inscrito_id" => 11695 "titulo" => "DIÁLOGOS SOBRE PRÁTICAS AVALIATIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma análise de uma formação sobre práticas avaliativas de aprendizagem realizada com docentes de uma universidade brasileira. A avaliação da aprendizagem na educação superior é um tema bastante delicado e polêmico, que sempre corresponde a alguma concepção de educação. Contudo, nem todos os docentes da educação superior tem uma preparação sobre isso em sua formação acadêmica. Para sanar essa dificuldade, muitas vezes, as instituições promovem formações unilaterais com especialistas externos e por meio de metodologias pouco participativas, tais como: palestras e enfatização de teorias disvinculadas da prática. Diferentemente disso, a metodologia da formação aqui estudada ocorreu por meio de uma oficina em que os professores, num primeiro momento, reuniram-se em pequenos grupos para estudar a obra “Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições” de Cipriano C. Luckesi e refletir sobre suas práticas avaliativas e, num segundo momento, reuniram-se todos os grupos para compartilhar e discutir suas práticas coletivamente. A Oficina teve por objetivo promover diálogos e reflexões acerca da avaliação da aprendizagem entre os docentes da universidade, com potencial para os provocar a pensarem como era e como poderia vir a ser as suas práticas deste fenômeno do processo de ensino-aprendizagem. Como resultado, vislumbrou-se que é fundamental posicionar a avaliação a serviço de uma metodologia que entenda e esteja preocupada com a educação como mecanismo de transformação social. Portanto, este trabalho estuda o material proveniente de um esforço colaborativo e, por isso, uma importante produção de um coletivo de docentes da educação superior, de diversas áreas, discutindo suas práticas avaliativas juntos! No mundo acadêmico, é raro encontrar produções que reúnam conhecimento e experiência de várias áreas em torno de um tópico tão crucial como a avaliação da aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11695_TB4077_28102025085800.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DALVANE ALTHAUS" "autor_nome_curto" => "Dalvane ALTHAUS" "autor_email" => "dalvanea@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }