Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICA DOCENTE E ENSINO HÍBRIDO: APLICAÇÃO E RESULTADOS DO LABORATÓRIO ROTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127868
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6806
    "inscrito_id" => 13458
    "titulo" => "PRÁTICA DOCENTE E ENSINO HÍBRIDO: APLICAÇÃO E RESULTADOS DO LABORATÓRIO ROTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "O PIBID é um programa universitário que visa a inserção dos estudantes das licenciaturas ao ambiente da sala de aula, contribuindo com sua formação acadêmica e habilidade docente. A proposta de intervenção elaborada por licenciandos em Computação do IFPE - Campus Afogados, visa o ensino de informática básica para alunos do 7° ano do ensino fundamental, buscando a preparação para a sociedade vigente, que está cada vez mais conectada. A metodologia adotada baseou-se no modelo de laboratório rotacional, que consiste na divisão da turma em grupos para revezamento do laboratório, integrando atividades práticas com momentos expositivos em sala. Utilizaram-se ferramentas de edição texto e a conexão com a Internet, focando na aprendizagem ativa e desenvolvimento de habilidades tecnológicas através de tarefas orientadas e tutoria individualizada. Tal ação só foi possível por causa do PIBID, que possibilita o compartilhamento da turma entre o professor responsável e os alunos do programa, que trabalham como auxiliares na prática docente. A aplicação deste modelo gerou impactos positivos na aprendizagem dos alunos, na participação e na realização das tarefas. A tutoria individualizada favoreceu o acompanhamento das dificuldades, promovendo um ambiente mais inclusivo e centrado no estudante, a abordagem se mostrou eficaz para integrar teoria e prática. Apesar dos problemas estruturais encontrados na escola parceira, foi possível observar que o sucesso da abordagem está fortemente ligado à atuação do professor como mediador, compreendendo as adversidades e sabendo contorná-las, ampliando sua capacidade de lidar com diferentes estratégias pedagógicas de forma crítica e contextualizada. Assim, a metodologia se mostra promissora, mas exige adaptações contínuas para garantir inclusão e equidade no processo de aprendizagem, sendo uma forte alternativa para driblar os desafios para o ensino da informática em escolas municipais que sofrem com o déficit estrutural."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13458_TB6806_30102025221435.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLÁVIA MANUELLY MARQUES FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "FLÁVIA MANUELLY"
    "autor_email" => "fmmf@discente.ifpe.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127868
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6806
    "inscrito_id" => 13458
    "titulo" => "PRÁTICA DOCENTE E ENSINO HÍBRIDO: APLICAÇÃO E RESULTADOS DO LABORATÓRIO ROTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "O PIBID é um programa universitário que visa a inserção dos estudantes das licenciaturas ao ambiente da sala de aula, contribuindo com sua formação acadêmica e habilidade docente. A proposta de intervenção elaborada por licenciandos em Computação do IFPE - Campus Afogados, visa o ensino de informática básica para alunos do 7° ano do ensino fundamental, buscando a preparação para a sociedade vigente, que está cada vez mais conectada. A metodologia adotada baseou-se no modelo de laboratório rotacional, que consiste na divisão da turma em grupos para revezamento do laboratório, integrando atividades práticas com momentos expositivos em sala. Utilizaram-se ferramentas de edição texto e a conexão com a Internet, focando na aprendizagem ativa e desenvolvimento de habilidades tecnológicas através de tarefas orientadas e tutoria individualizada. Tal ação só foi possível por causa do PIBID, que possibilita o compartilhamento da turma entre o professor responsável e os alunos do programa, que trabalham como auxiliares na prática docente. A aplicação deste modelo gerou impactos positivos na aprendizagem dos alunos, na participação e na realização das tarefas. A tutoria individualizada favoreceu o acompanhamento das dificuldades, promovendo um ambiente mais inclusivo e centrado no estudante, a abordagem se mostrou eficaz para integrar teoria e prática. Apesar dos problemas estruturais encontrados na escola parceira, foi possível observar que o sucesso da abordagem está fortemente ligado à atuação do professor como mediador, compreendendo as adversidades e sabendo contorná-las, ampliando sua capacidade de lidar com diferentes estratégias pedagógicas de forma crítica e contextualizada. Assim, a metodologia se mostra promissora, mas exige adaptações contínuas para garantir inclusão e equidade no processo de aprendizagem, sendo uma forte alternativa para driblar os desafios para o ensino da informática em escolas municipais que sofrem com o déficit estrutural."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13458_TB6806_30102025221435.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLÁVIA MANUELLY MARQUES FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "FLÁVIA MANUELLY"
    "autor_email" => "fmmf@discente.ifpe.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O PIBID é um programa universitário que visa a inserção dos estudantes das licenciaturas ao ambiente da sala de aula, contribuindo com sua formação acadêmica e habilidade docente. A proposta de intervenção elaborada por licenciandos em Computação do IFPE - Campus Afogados, visa o ensino de informática básica para alunos do 7° ano do ensino fundamental, buscando a preparação para a sociedade vigente, que está cada vez mais conectada. A metodologia adotada baseou-se no modelo de laboratório rotacional, que consiste na divisão da turma em grupos para revezamento do laboratório, integrando atividades práticas com momentos expositivos em sala. Utilizaram-se ferramentas de edição texto e a conexão com a Internet, focando na aprendizagem ativa e desenvolvimento de habilidades tecnológicas através de tarefas orientadas e tutoria individualizada. Tal ação só foi possível por causa do PIBID, que possibilita o compartilhamento da turma entre o professor responsável e os alunos do programa, que trabalham como auxiliares na prática docente. A aplicação deste modelo gerou impactos positivos na aprendizagem dos alunos, na participação e na realização das tarefas. A tutoria individualizada favoreceu o acompanhamento das dificuldades, promovendo um ambiente mais inclusivo e centrado no estudante, a abordagem se mostrou eficaz para integrar teoria e prática. Apesar dos problemas estruturais encontrados na escola parceira, foi possível observar que o sucesso da abordagem está fortemente ligado à atuação do professor como mediador, compreendendo as adversidades e sabendo contorná-las, ampliando sua capacidade de lidar com diferentes estratégias pedagógicas de forma crítica e contextualizada. Assim, a metodologia se mostra promissora, mas exige adaptações contínuas para garantir inclusão e equidade no processo de aprendizagem, sendo uma forte alternativa para driblar os desafios para o ensino da informática em escolas municipais que sofrem com o déficit estrutural.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.