FILOSOFIA E CIBERESPAÇO: UM DIÁLOGO TRANSDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127810 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6685 "inscrito_id" => 14194 "titulo" => "FILOSOFIA E CIBERESPAÇO: UM DIÁLOGO TRANSDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Esta pesquisa investiga a integração entre Filosofia e Ciberespaço como estratégia transdisciplinar no contexto do Ensino Médio de uma escola da Rede Pública Estadual da Bahia. Parte-se da compreensão de que tanto a Filosofia, em sua busca milenar por sentido, quanto o Ciberespaço, entendido como território virtual de comunicação e controle, compartilham a essência de transcender limites e promover o diálogo entre ideias e culturas. Ao buscar um caminho para repensar o papel da filosofia na era digital, o estudo parte do objetivo geral: analisar como o diálogo entre os conceitos de Filosofia e Ciberespaço pode contribuir para práticas pedagógicas transdisciplinares no ensino de Filosofia, o qual desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: (i) compreender as percepções dos docentes sobre a inserção do ciberespaço nas práticas filosóficas; (ii) identificar atividades em sala que articulem filosofia e tecnologias digitais de forma transdisciplinar e (iii) refletir sobre os impactos éticos e educacionais da presença do ciberespaço no processo formativo dos(as) estudantes. O levantamento dos dados se dará por meio de abordagem qualitativa, do tipo participante e de caráter exploratório. O referencial teórico fundamenta-se em autores como Pierre Lévy, Manuel Castells, Da Silva, Platão e Edgar Morin, dialogando com os conceitos de cibernética, transdisciplinaridade e cultura digital. O levantamento dos dados será feito por meio de observações em sala de aula, aplicação de questionário com professores do Ensino Médio de uma escola situada em Barreiras-BA e análise documental. Os dados serão analisados a partir da análise narrativa descritiva e de técnicas estatísticas simples. Os resultados esperados apontam para a valorização da Filosofia como disciplina formadora de pensamento crítico e ético em um mundo digitalizado, além de destacar a relevância do ciberespaço como ferramenta pedagógica e de construção de sentidos no ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14194_TB6685_22102025230127.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA OLIVEIRA DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "LUANA" "autor_email" => "luana7oliveira16@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127810 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6685 "inscrito_id" => 14194 "titulo" => "FILOSOFIA E CIBERESPAÇO: UM DIÁLOGO TRANSDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Esta pesquisa investiga a integração entre Filosofia e Ciberespaço como estratégia transdisciplinar no contexto do Ensino Médio de uma escola da Rede Pública Estadual da Bahia. Parte-se da compreensão de que tanto a Filosofia, em sua busca milenar por sentido, quanto o Ciberespaço, entendido como território virtual de comunicação e controle, compartilham a essência de transcender limites e promover o diálogo entre ideias e culturas. Ao buscar um caminho para repensar o papel da filosofia na era digital, o estudo parte do objetivo geral: analisar como o diálogo entre os conceitos de Filosofia e Ciberespaço pode contribuir para práticas pedagógicas transdisciplinares no ensino de Filosofia, o qual desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: (i) compreender as percepções dos docentes sobre a inserção do ciberespaço nas práticas filosóficas; (ii) identificar atividades em sala que articulem filosofia e tecnologias digitais de forma transdisciplinar e (iii) refletir sobre os impactos éticos e educacionais da presença do ciberespaço no processo formativo dos(as) estudantes. O levantamento dos dados se dará por meio de abordagem qualitativa, do tipo participante e de caráter exploratório. O referencial teórico fundamenta-se em autores como Pierre Lévy, Manuel Castells, Da Silva, Platão e Edgar Morin, dialogando com os conceitos de cibernética, transdisciplinaridade e cultura digital. O levantamento dos dados será feito por meio de observações em sala de aula, aplicação de questionário com professores do Ensino Médio de uma escola situada em Barreiras-BA e análise documental. Os dados serão analisados a partir da análise narrativa descritiva e de técnicas estatísticas simples. Os resultados esperados apontam para a valorização da Filosofia como disciplina formadora de pensamento crítico e ético em um mundo digitalizado, além de destacar a relevância do ciberespaço como ferramenta pedagógica e de construção de sentidos no ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14194_TB6685_22102025230127.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA OLIVEIRA DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "LUANA" "autor_email" => "luana7oliveira16@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }