A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: BENEFÍCIOS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126058 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2642 "inscrito_id" => 5605 "titulo" => "A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: BENEFÍCIOS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "resumo" => "Na sociedade contemporânea, há uma carência de formações complementares adequadas para que os professores da educação infantil integrem a interdisciplinaridade na sala de aula. Isso impacta a formação de cidadãos conscientes sobre o meio ambiente, o que pode ser minimizado com metodologias pedagógicas interdisciplinares e ações ambientais sustentáveis no currículo escolar, ajudando a combater a fragmentação do ensino. A pesquisa tem o objetivo de analisar os benefícios da interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil, com foco no desenvolvimento da educação ambiental, identificando suas contribuições para a formação integral das crianças e a promoção de práticas pedagógicas sustentáveis. A pesquisa será desenvolvida por meio de uma abordagem quantitativa, com ênfase na pesquisa bibliográfica. A coleta de dados se dará por meio da análise de livros, artigos científicos, dissertações, teses e outras publicações acadêmicas relevantes sobre a interdisciplinaridade na Educação Infantil, os benefícios para o processo de ensino-aprendizagem e as práticas de educação ambiental, tendo como base: Morin (2003), Reigota (2010), Fazenda (2011), Libâneo (2013), Pinto (2019). Os principais resultados desta pesquisa mostram que a interdisciplinaridade se configura como uma abordagem pedagógica essencial para a Educação Infantil, principalmente no que diz respeito à promoção de um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico, integrador e significativo. Ao explorar diferentes áreas do conhecimento de forma articulada, às práticas interdisciplinares oferecem uma rica oportunidade de desenvolvimento cognitivo, social e emocional para as crianças, favorecendo uma aprendizagem contextualizada e mais próxima de suas realidades. No que tange à educação ambiental, a integração de temas ambientais dentro de um contexto interdisciplinar não só fortalece a compreensão dos alunos sobre essas questões, mas também os sensibiliza para a importância da sustentabilidade desde os primeiros anos escolares. A prática pedagógica que une ensino-aprendizagem e educação ambiental resulta no desenvolvimento integral da criança, fomentando a formação ética e cidadã." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5605_TB2642_30102025173638.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANGILA DIVINA SOUSA BORGES" "autor_nome_curto" => "Angila Borges" "autor_email" => "angilaborgesangila@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO TOCANTINS (UNITINS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126058 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2642 "inscrito_id" => 5605 "titulo" => "A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: BENEFÍCIOS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "resumo" => "Na sociedade contemporânea, há uma carência de formações complementares adequadas para que os professores da educação infantil integrem a interdisciplinaridade na sala de aula. Isso impacta a formação de cidadãos conscientes sobre o meio ambiente, o que pode ser minimizado com metodologias pedagógicas interdisciplinares e ações ambientais sustentáveis no currículo escolar, ajudando a combater a fragmentação do ensino. A pesquisa tem o objetivo de analisar os benefícios da interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil, com foco no desenvolvimento da educação ambiental, identificando suas contribuições para a formação integral das crianças e a promoção de práticas pedagógicas sustentáveis. A pesquisa será desenvolvida por meio de uma abordagem quantitativa, com ênfase na pesquisa bibliográfica. A coleta de dados se dará por meio da análise de livros, artigos científicos, dissertações, teses e outras publicações acadêmicas relevantes sobre a interdisciplinaridade na Educação Infantil, os benefícios para o processo de ensino-aprendizagem e as práticas de educação ambiental, tendo como base: Morin (2003), Reigota (2010), Fazenda (2011), Libâneo (2013), Pinto (2019). Os principais resultados desta pesquisa mostram que a interdisciplinaridade se configura como uma abordagem pedagógica essencial para a Educação Infantil, principalmente no que diz respeito à promoção de um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico, integrador e significativo. Ao explorar diferentes áreas do conhecimento de forma articulada, às práticas interdisciplinares oferecem uma rica oportunidade de desenvolvimento cognitivo, social e emocional para as crianças, favorecendo uma aprendizagem contextualizada e mais próxima de suas realidades. No que tange à educação ambiental, a integração de temas ambientais dentro de um contexto interdisciplinar não só fortalece a compreensão dos alunos sobre essas questões, mas também os sensibiliza para a importância da sustentabilidade desde os primeiros anos escolares. A prática pedagógica que une ensino-aprendizagem e educação ambiental resulta no desenvolvimento integral da criança, fomentando a formação ética e cidadã." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5605_TB2642_30102025173638.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANGILA DIVINA SOUSA BORGES" "autor_nome_curto" => "Angila Borges" "autor_email" => "angilaborgesangila@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO TOCANTINS (UNITINS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }