DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS NO IFPE CARUARU: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127662 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6365 "inscrito_id" => 15089 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS NO IFPE CARUARU: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO" "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo a criação e implementação de jogos matemáticos, físicos e digitais, para o Laboratório de Matemática do IFPE campus Caruaru. Com foco no ensino interdisciplinar, o laboratório integrou conceitos matemáticos a outras áreas, como a conscientização ambiental, com ênfase no uso consciente da água (SANTOS et al., 2020; SILVA, 2021). Desenvolvido ao longo de um ano, o projeto contou com a colaboração dos estudantes do curso de Edificação Camilly Vitória, Kate Éviny e Rafael Carlos. A metodologia incluiu levantamento de jogos, elaboração de protótipos e parcerias com áreas como Engenharia Mecânica e o IFmaker para o desenvolvimento de jogos em madeira e impressos em 3D, seguindo as diretrizes de Lorenzato (2009) sobre o papel dos laboratórios no ensino de Matemática. O projeto resultou na criação de mais de 50 jogos, incluindo jogos temáticos sobre o "Dia da Água" e tradicionais como Torres de Hanói e Tangrans (MENEZES et al., 2008). Esses jogos foram testados em eventos como a FETEC e na Escola Municipal Mestre Vitalino, validando seu impacto pedagógico. A iniciativa promoveu uma integração entre diferentes áreas do conhecimento (ALMEIDA JR. et al., 2023), mas o desenvolvimento de jogos virtuais ficou pendente para um futuro projeto. A criação do laboratório e a exposição dos jogos proporcionaram uma abordagem inovadora e engajante para o ensino de Matemática, com potencial para beneficiar tanto a comunidade acadêmica quanto a externa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15089_TB6365_29102025121605.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONALD DE SANTANA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RONALD SANTANA" "autor_email" => "ronald.silva@caruaru.ifpe.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127662 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6365 "inscrito_id" => 15089 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS NO IFPE CARUARU: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO" "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo a criação e implementação de jogos matemáticos, físicos e digitais, para o Laboratório de Matemática do IFPE campus Caruaru. Com foco no ensino interdisciplinar, o laboratório integrou conceitos matemáticos a outras áreas, como a conscientização ambiental, com ênfase no uso consciente da água (SANTOS et al., 2020; SILVA, 2021). Desenvolvido ao longo de um ano, o projeto contou com a colaboração dos estudantes do curso de Edificação Camilly Vitória, Kate Éviny e Rafael Carlos. A metodologia incluiu levantamento de jogos, elaboração de protótipos e parcerias com áreas como Engenharia Mecânica e o IFmaker para o desenvolvimento de jogos em madeira e impressos em 3D, seguindo as diretrizes de Lorenzato (2009) sobre o papel dos laboratórios no ensino de Matemática. O projeto resultou na criação de mais de 50 jogos, incluindo jogos temáticos sobre o "Dia da Água" e tradicionais como Torres de Hanói e Tangrans (MENEZES et al., 2008). Esses jogos foram testados em eventos como a FETEC e na Escola Municipal Mestre Vitalino, validando seu impacto pedagógico. A iniciativa promoveu uma integração entre diferentes áreas do conhecimento (ALMEIDA JR. et al., 2023), mas o desenvolvimento de jogos virtuais ficou pendente para um futuro projeto. A criação do laboratório e a exposição dos jogos proporcionaram uma abordagem inovadora e engajante para o ensino de Matemática, com potencial para beneficiar tanto a comunidade acadêmica quanto a externa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15089_TB6365_29102025121605.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONALD DE SANTANA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RONALD SANTANA" "autor_email" => "ronald.silva@caruaru.ifpe.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }