Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSCIÊNCIA POLÍTICA E EDUCAÇÃO POPULAR: A ESCOLA DO CAMPO COMO ESPAÇO DE RESISTÊNCIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar os efeitos da formação política nos estudantes de uma escola do campo localizada na zona rural do município de Canindé, no Ceará, em uma área de assentamento e vinculada ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), após três anos de vivência no ensino médio. Parte-se da compreensão de que a escola, para além do espaço institucional, constitui-se como território de construção de saberes, identidades e práticas políticas. A proposta pedagógica da escola investigada está fundamentada na luta social, na educação popular e nos princípios de uma pedagogia crítica, que valoriza o protagonismo dos sujeitos do campo. A pesquisa adota uma abordagem quantitativa, com elementos qualitativos, com a aplicação de questionários objetivos e anônimos a alunos do 3º ano do ensino médio, buscando compreender suas percepções sobre a formação política vivenciada ao longo da trajetória escolar. O estudo está fundamentado em uma base teórica que inclui Roseli Caldart, ao tratar da escola como espaço de formação humana integral e da pedagogia do MST; Paulo Freire, com sua pedagogia do oprimido e da consciência crítica; o pensamento marxista de Marx, Engels e Ricardo Antunes, para refletir sobre as relações entre trabalho, educação e luta de classes; e Dermeval Saviani, com a pedagogia histórico-crítica, que destaca o papel do conhecimento na transformação social. A investigação propõe-se a contribuir com o debate sobre o papel da escola do campo na formação de sujeitos críticos, conscientes e capazes de intervir em sua realidade social.

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