Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TEMAS CIENTÍFICOS NO ANIME CELLS AT WORK! (HATARAKU SAIBOU): CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O estudo investiga o potencial do anime "Cells at Work!" como ferramenta pedagógica no ensino de Ciências, analisando as representações dos processos biológicos e funções celulares no anime e avaliando sua precisão científica. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, conforme os princípios de Minayo (2008), que busca compreender os fenômenos em sua complexidade e contexto. Foi adotada a análise de conteúdo de Bardin (2011), estruturada em três etapas: préanálise, onde foram selecionados episódios do anime Cells at Work! que abordassem processos biológicos e funções celulares; exploração do material, com a criação de categorias de análise, como "Resposta Imunológica" e "Ciclo Celular", comparando os trechos do anime com referências científicas; e tratamento dos resultados e interpretação, onde os dados foram organizados e discutidos quanto à precisão científica e ao potencial pedagógico. Os resultados evidenciaram que o anime Cells at Work! se destaca como uma ferramenta pedagógica valiosa, combinando criatividade e precisão científica para simplificar processos biológicos complexos e torná-los mais acessíveis. Sua abordagem lúdica e metafórica apresenta conceitos como imunidade adaptativa, transporte de gases e coagulação sanguínea de maneira clara e envolvente. Embora a dramatização e o antropomorfismo exijam mediação docente para evitar interpretações equivocadas, o anime oferece uma base para discussões críticas e aprofundadas, promovendo a interdisciplinaridade e conectando os conteúdos científicos ao cotidiano dos estudantes. Assim, Cells at Work! incentiva a adoção de práticas pedagógicas inovadoras que tornam o aprendizado mais significativo, dinâmico e alinhado às demandas do século XXI.

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