PROGRAMA DE EXTENSÃO INSIKIRAN ANNA ESERENKA: ARTE, EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127618 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6290 "inscrito_id" => 10905 "titulo" => "PROGRAMA DE EXTENSÃO INSIKIRAN ANNA ESERENKA: ARTE, EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIA" "resumo" => "As práticas musicais dos povos indígenas constituem dimensões centrais em seus modos de vida, desempenhando funções sociais, educativas, ambientais e espirituais. No entanto, historicamente, esses saberes foram invisibilizados nos projetos pedagógicos e nos currículos escolares e nos programas de formação artística. Diante desse cenário, o Programa de extensão Insikiran Anna Eserenka, vinculado ao curso de Gestão Territorial Indígena do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima, surge como uma proposta de educação musical ancorada nos saberes indígenas, concebida por e para os próprios povos originários, funcionando como importante meio de formação, articulando tradição, educação e resistência. Criado e idealizado por um grupo de acadêmicos indígenas, cujo objetivo visa proporcionar espaços de aprendizado, pesquisa e criação musical a partir de referências culturais dos povos indígenas de Roraima, na perspectiva da etnomusicologia. O programa adota metodologias interculturais e dialógicas, com foco na valorização da cultura indígena, estimulando a reflexão sobre o papel da música na resistência cultural. Entre os eixos principais do programa estão o incentivo à formação de jovens indígenas, realização de oficinas de instrumentos musicais indígenas, roda de conversas com temática na área das culturas indígenas, oficina de pintura corporal, criação de composições contemporâneas a partir de instrumento indígenas. As ações são desenvolvidas em comunidades indígenas, em parcerias com escolas indígenas, no âmbito da universidade e em espaços culturais externos à universidade. A prática musical ocorre por meio dos integrantes da banda Kruviana, formada por estudantes indígenas e não indígenas. A formação da banda tem como proposta divulgar e valorizar a cultura indígena, fortalecendo o protagonismo juvenil, onde jovens indígenas podem atuar como agentes culturais, ampliando horizontes para atuação no campo da arte, da educação e da política cultural." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10905_TB6290_20102025170256.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DALISNETO ALEXANDRE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DALISNETO" "autor_email" => "alexandreguittar@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127618 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6290 "inscrito_id" => 10905 "titulo" => "PROGRAMA DE EXTENSÃO INSIKIRAN ANNA ESERENKA: ARTE, EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIA" "resumo" => "As práticas musicais dos povos indígenas constituem dimensões centrais em seus modos de vida, desempenhando funções sociais, educativas, ambientais e espirituais. No entanto, historicamente, esses saberes foram invisibilizados nos projetos pedagógicos e nos currículos escolares e nos programas de formação artística. Diante desse cenário, o Programa de extensão Insikiran Anna Eserenka, vinculado ao curso de Gestão Territorial Indígena do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima, surge como uma proposta de educação musical ancorada nos saberes indígenas, concebida por e para os próprios povos originários, funcionando como importante meio de formação, articulando tradição, educação e resistência. Criado e idealizado por um grupo de acadêmicos indígenas, cujo objetivo visa proporcionar espaços de aprendizado, pesquisa e criação musical a partir de referências culturais dos povos indígenas de Roraima, na perspectiva da etnomusicologia. O programa adota metodologias interculturais e dialógicas, com foco na valorização da cultura indígena, estimulando a reflexão sobre o papel da música na resistência cultural. Entre os eixos principais do programa estão o incentivo à formação de jovens indígenas, realização de oficinas de instrumentos musicais indígenas, roda de conversas com temática na área das culturas indígenas, oficina de pintura corporal, criação de composições contemporâneas a partir de instrumento indígenas. As ações são desenvolvidas em comunidades indígenas, em parcerias com escolas indígenas, no âmbito da universidade e em espaços culturais externos à universidade. A prática musical ocorre por meio dos integrantes da banda Kruviana, formada por estudantes indígenas e não indígenas. A formação da banda tem como proposta divulgar e valorizar a cultura indígena, fortalecendo o protagonismo juvenil, onde jovens indígenas podem atuar como agentes culturais, ampliando horizontes para atuação no campo da arte, da educação e da política cultural." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10905_TB6290_20102025170256.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DALISNETO ALEXANDRE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DALISNETO" "autor_email" => "alexandreguittar@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }