Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PROPOSIÇÃO DE OFICINAS DIDÁTICAS INTERDISCIPLINARES PARA ENSINAR E APRENDER SOBRE MULHERES NA CIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO TERRITÓRIO SERRA DA CAPIVARA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127248
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5475
    "inscrito_id" => 14027
    "titulo" => "A PROPOSIÇÃO DE OFICINAS DIDÁTICAS INTERDISCIPLINARES PARA ENSINAR E APRENDER SOBRE MULHERES NA CIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO TERRITÓRIO SERRA DA CAPIVARA"
    "resumo" => "Partimos da premissa que a Educação Científica precisa ser mais autêntica e inclusiva, ou seja, que recusa estereótipos e que contempla o contexto social. Então, como forma de oferecer um Ensino de Ciências que ajuda a enxergar que todas as pessoas são elegíveis para participar da ciência e das decisões relacionadas ao seu processo de desenvolvimento, mostrando que a ciência não é domínio exclusivo de indivíduos com certas características, como inteligência, raça ou gênero, consideramos a proposição de Oficinas Didáticas Interdisciplinares (ODIs) uma alternativa interessante e pertinente. As ODIs propõem superar a dicotomia entre teoria e prática, através de atividades coletivas e colaborativas, criativas, problematizadoras, visando o protagonismo e a autonomia do público envolvido. Isto posto, buscamos apresentar um relato de experiência acerca de uma ODI envolvendo a temática Mulheres na Ciência, divulgando uma prática exitosa que oportunizou ensinar e aprender sobre ciências de forma lúdica, contextualizada, reflexiva e plural. A nossa ODI foi pensada, organizada e executada durante uma disciplina de graduação, ofertada no segundo semestre de 2024, para atender estudantes dos anos finais do ensino fundamental de uma escola regular do munícipio de São Raimundo Nonato-PI. Considerando o nosso contexto, o Território Serra da Capivara, buscamos contemplar, também, biografias de personagens locais, em particular, da arqueóloga Niède Guidon e da professora Maria Fatima Ribeiro Barbosa. A construção de um mural com imagens e a realização de um jogo com placas de identificação das cientistas mulheres constituiram uma parte das atividades da oficina. Esta ação possibilitou, não apenas, aprender de forma mais rica sobre a participação das mulheres na ciência brasileira (e regional), mas também a conhecer e encarar certos desafios da carreira docente. Por outro lado, proporcionou um encontro agradável entre a academia e a educação básica, tornando-se um espaço de construção e de troca de saberes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14027_TB5475_28102025145546.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALICE DIAS PAES LANDIM"
    "autor_nome_curto" => "ALICE"
    "autor_email" => "alice.paes@discente.univasf.edu.br"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127248
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5475
    "inscrito_id" => 14027
    "titulo" => "A PROPOSIÇÃO DE OFICINAS DIDÁTICAS INTERDISCIPLINARES PARA ENSINAR E APRENDER SOBRE MULHERES NA CIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO TERRITÓRIO SERRA DA CAPIVARA"
    "resumo" => "Partimos da premissa que a Educação Científica precisa ser mais autêntica e inclusiva, ou seja, que recusa estereótipos e que contempla o contexto social. Então, como forma de oferecer um Ensino de Ciências que ajuda a enxergar que todas as pessoas são elegíveis para participar da ciência e das decisões relacionadas ao seu processo de desenvolvimento, mostrando que a ciência não é domínio exclusivo de indivíduos com certas características, como inteligência, raça ou gênero, consideramos a proposição de Oficinas Didáticas Interdisciplinares (ODIs) uma alternativa interessante e pertinente. As ODIs propõem superar a dicotomia entre teoria e prática, através de atividades coletivas e colaborativas, criativas, problematizadoras, visando o protagonismo e a autonomia do público envolvido. Isto posto, buscamos apresentar um relato de experiência acerca de uma ODI envolvendo a temática Mulheres na Ciência, divulgando uma prática exitosa que oportunizou ensinar e aprender sobre ciências de forma lúdica, contextualizada, reflexiva e plural. A nossa ODI foi pensada, organizada e executada durante uma disciplina de graduação, ofertada no segundo semestre de 2024, para atender estudantes dos anos finais do ensino fundamental de uma escola regular do munícipio de São Raimundo Nonato-PI. Considerando o nosso contexto, o Território Serra da Capivara, buscamos contemplar, também, biografias de personagens locais, em particular, da arqueóloga Niède Guidon e da professora Maria Fatima Ribeiro Barbosa. A construção de um mural com imagens e a realização de um jogo com placas de identificação das cientistas mulheres constituiram uma parte das atividades da oficina. Esta ação possibilitou, não apenas, aprender de forma mais rica sobre a participação das mulheres na ciência brasileira (e regional), mas também a conhecer e encarar certos desafios da carreira docente. Por outro lado, proporcionou um encontro agradável entre a academia e a educação básica, tornando-se um espaço de construção e de troca de saberes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14027_TB5475_28102025145546.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALICE DIAS PAES LANDIM"
    "autor_nome_curto" => "ALICE"
    "autor_email" => "alice.paes@discente.univasf.edu.br"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Partimos da premissa que a Educação Científica precisa ser mais autêntica e inclusiva, ou seja, que recusa estereótipos e que contempla o contexto social. Então, como forma de oferecer um Ensino de Ciências que ajuda a enxergar que todas as pessoas são elegíveis para participar da ciência e das decisões relacionadas ao seu processo de desenvolvimento, mostrando que a ciência não é domínio exclusivo de indivíduos com certas características, como inteligência, raça ou gênero, consideramos a proposição de Oficinas Didáticas Interdisciplinares (ODIs) uma alternativa interessante e pertinente. As ODIs propõem superar a dicotomia entre teoria e prática, através de atividades coletivas e colaborativas, criativas, problematizadoras, visando o protagonismo e a autonomia do público envolvido. Isto posto, buscamos apresentar um relato de experiência acerca de uma ODI envolvendo a temática Mulheres na Ciência, divulgando uma prática exitosa que oportunizou ensinar e aprender sobre ciências de forma lúdica, contextualizada, reflexiva e plural. A nossa ODI foi pensada, organizada e executada durante uma disciplina de graduação, ofertada no segundo semestre de 2024, para atender estudantes dos anos finais do ensino fundamental de uma escola regular do munícipio de São Raimundo Nonato-PI. Considerando o nosso contexto, o Território Serra da Capivara, buscamos contemplar, também, biografias de personagens locais, em particular, da arqueóloga Niède Guidon e da professora Maria Fatima Ribeiro Barbosa. A construção de um mural com imagens e a realização de um jogo com placas de identificação das cientistas mulheres constituiram uma parte das atividades da oficina. Esta ação possibilitou, não apenas, aprender de forma mais rica sobre a participação das mulheres na ciência brasileira (e regional), mas também a conhecer e encarar certos desafios da carreira docente. Por outro lado, proporcionou um encontro agradável entre a academia e a educação básica, tornando-se um espaço de construção e de troca de saberes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.