JUVENTUDES ANTIMISOGINIA NO SESI-SP: EDUCAÇÃO INTEGRAL E PROTAGONISMO CONTRA AS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO
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A iniciativa propõe a constituição de Comitês formados por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, sendo duas meninas representantes e um menino apoiador por turma, eleitos por votação democrática entre os pares, com o objetivo de participar e promover ações no enfrentamento à violência contra mulheres e meninas. Os Comitês realizam dois encontros mensais mediados por uma professora mentora, indicada com base em seu perfil formativo e afinidade com os marcadores sociais da diferença. Essa mediação qualificada possibilita a criação de espaços contínuos de diálogo, escuta e articulação, fortalecendo práticas pedagógicas interseccionais no ambiente escolar. O referencial teórico-metodológico do programa é embasado na educação integral e na perspectiva dos direitos humanos, por meio de processos dialógicos, metodologias ativas e projetos de impacto social, estimulando a escuta ativa, o protagonismo juvenil e o fortalecimento de espaços escolares seguros. Durante o processo formativo, são ofertadas formações sistemáticas tanto para as professoras mentoras quanto para a comunidade escolar, fortalecendo o engajamento coletivo e o letramento em misoginia e temáticas correlacionadas. O percurso iniciou com um movimento de mobilização e lançamento do programa, seguido por momentos formativos e primeiros encontros dos Comitês, voltados à reflexão crítica e discussões. Os resultados iniciais evidenciam o fortalecimento do engajamento estudantil, o aprofundamento da consciência crítica sobre as violências de gênero e a valorização da participação democrática. O programa vem contribuindo de forma significativa para a construção de uma cultura escolar mais equitativa, diversa e acolhedora, reafirmando o papel da escola no desenvolvimento do respeito às diferenças e na promoção da transformação social." 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