Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POR DENTRO DOS FONES: A LEITURA CRÍTICA DO RAP NA SALA DE AULA SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Pensar o exercício da leitura crítica é situar-se em um campo de extrema relevância social, uma vez que compreendemos a interpretação e a análise como instrumentos necessários à compreensão dos discursos disponíveis na sociedade contemporânea. A pesquisa foi realizada com estudantes do ensino médio de uma escola pública de João Pessoa – PB. A partir da interação com os alunos, realizada pela professora-pesquisadora, foi possível perceber o quanto as músicas de rap que estão "por dentro dos fones" se constituem como material interessante para a leitura crítica, por expressarem preocupações e vivências que fazem parte das comunidades situadas em contextos de vulnerabilidade. Partindo dessa motivação, e como material de pesquisa vinculado ao mestrado profissional em Linguística, surge o projeto Por Dentro dos Fones, com o objetivo de, por meio das músicas de rap, formar leitores críticos e promover reflexões sob a perspectiva da educação em direitos humanos. A metodologia da pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa. Como referencial teórico, foram utilizadas contribuições relacionadas à Análise do Discurso de Pêcheux (1995; 2008; 2014), assim como os desdobramentos pecheuxtianos presentes nos estudos de Orlandi (2005; 2012; 2020). Além da abordagem no campo da Linguística, a pesquisa considerou materiais sobre o rap nacional e reflexões relacionadas à educação em direitos humanos, com base em Candau (2007) e Nader (2007). Desse modo, o presente trabalho tem por objetivo apresentar essas ações no formato de relato de experiência, com o intuito de contribuir para os estudos e metodologias de leitura, compreendendo o rap como uma possibilidade de mediação na formação de habilidades linguísticas, assim como na formação social. Como resultado, constatamos o interesse dos estudantes por uma leitura mais crítica das letras de rap que escutam, relacionando-as às suas vivências sociais na comunidade, o que proporcionou experiências muito significativas.

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