POR DENTRO DOS FONES: A LEITURA CRÍTICA DO RAP NA SALA DE AULA SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127496 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6005 "inscrito_id" => 13211 "titulo" => "POR DENTRO DOS FONES: A LEITURA CRÍTICA DO RAP NA SALA DE AULA SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS." "resumo" => "Pensar o exercício da leitura crítica é situar-se em um campo de extrema relevância social, uma vez que compreendemos a interpretação e a análise como instrumentos necessários à compreensão dos discursos disponíveis na sociedade contemporânea. A pesquisa foi realizada com estudantes do ensino médio de uma escola pública de João Pessoa – PB. A partir da interação com os alunos, realizada pela professora-pesquisadora, foi possível perceber o quanto as músicas de rap que estão "por dentro dos fones" se constituem como material interessante para a leitura crítica, por expressarem preocupações e vivências que fazem parte das comunidades situadas em contextos de vulnerabilidade. Partindo dessa motivação, e como material de pesquisa vinculado ao mestrado profissional em Linguística, surge o projeto Por Dentro dos Fones, com o objetivo de, por meio das músicas de rap, formar leitores críticos e promover reflexões sob a perspectiva da educação em direitos humanos. A metodologia da pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa. Como referencial teórico, foram utilizadas contribuições relacionadas à Análise do Discurso de Pêcheux (1995; 2008; 2014), assim como os desdobramentos pecheuxtianos presentes nos estudos de Orlandi (2005; 2012; 2020). Além da abordagem no campo da Linguística, a pesquisa considerou materiais sobre o rap nacional e reflexões relacionadas à educação em direitos humanos, com base em Candau (2007) e Nader (2007). Desse modo, o presente trabalho tem por objetivo apresentar essas ações no formato de relato de experiência, com o intuito de contribuir para os estudos e metodologias de leitura, compreendendo o rap como uma possibilidade de mediação na formação de habilidades linguísticas, assim como na formação social. Como resultado, constatamos o interesse dos estudantes por uma leitura mais crítica das letras de rap que escutam, relacionando-as às suas vivências sociais na comunidade, o que proporcionou experiências muito significativas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13211_TB6005_10112025220711.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE NAZARÉ SIQUEIRA COSTA" "autor_nome_curto" => "Jaqueline Costa" "autor_email" => "jaquencosta@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127496 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6005 "inscrito_id" => 13211 "titulo" => "POR DENTRO DOS FONES: A LEITURA CRÍTICA DO RAP NA SALA DE AULA SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS." "resumo" => "Pensar o exercício da leitura crítica é situar-se em um campo de extrema relevância social, uma vez que compreendemos a interpretação e a análise como instrumentos necessários à compreensão dos discursos disponíveis na sociedade contemporânea. A pesquisa foi realizada com estudantes do ensino médio de uma escola pública de João Pessoa – PB. A partir da interação com os alunos, realizada pela professora-pesquisadora, foi possível perceber o quanto as músicas de rap que estão "por dentro dos fones" se constituem como material interessante para a leitura crítica, por expressarem preocupações e vivências que fazem parte das comunidades situadas em contextos de vulnerabilidade. Partindo dessa motivação, e como material de pesquisa vinculado ao mestrado profissional em Linguística, surge o projeto Por Dentro dos Fones, com o objetivo de, por meio das músicas de rap, formar leitores críticos e promover reflexões sob a perspectiva da educação em direitos humanos. A metodologia da pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa. Como referencial teórico, foram utilizadas contribuições relacionadas à Análise do Discurso de Pêcheux (1995; 2008; 2014), assim como os desdobramentos pecheuxtianos presentes nos estudos de Orlandi (2005; 2012; 2020). Além da abordagem no campo da Linguística, a pesquisa considerou materiais sobre o rap nacional e reflexões relacionadas à educação em direitos humanos, com base em Candau (2007) e Nader (2007). Desse modo, o presente trabalho tem por objetivo apresentar essas ações no formato de relato de experiência, com o intuito de contribuir para os estudos e metodologias de leitura, compreendendo o rap como uma possibilidade de mediação na formação de habilidades linguísticas, assim como na formação social. Como resultado, constatamos o interesse dos estudantes por uma leitura mais crítica das letras de rap que escutam, relacionando-as às suas vivências sociais na comunidade, o que proporcionou experiências muito significativas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13211_TB6005_10112025220711.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE NAZARÉ SIQUEIRA COSTA" "autor_nome_curto" => "Jaqueline Costa" "autor_email" => "jaquencosta@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }