LEITURA E PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127476 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5968 "inscrito_id" => 14247 "titulo" => "LEITURA E PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O desenvolvimento de práticas de leitura e escrita é uma tarefa necessária, mas desafiadora para a prática docente, exigindo estratégias didáticas que estejam focadas no aprimoramento de novas habilidades nos estudantes. Nesse contexto, surge a seguinte problemática: como a leitura e a produção de histórias em quadrinhos podem contribuir para o processo de letramento em matemática com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental? Este artigo tem como objetivo geral analisar a utilização de histórias em quadrinhos na literatura acadêmica voltada para o ensino de matemática para alunos do sexto ano. Os objetivos específicos são: a) fundamentar a pesquisa na perspectiva de discussões teóricas sobre letramento matemático; b) analisar artigos já publicados que abordam a leitura e produção de histórias em quadrinhos no contexto do ensino de matemática; c) compreender os limites e as possibilidades do gênero Histórias em Quadrinhos em atividades de leitura e escrita dentro do ensino de matemática. Para a análise dos dados, o referencial teórico é sustentado por autores como Street (2012), Kleiman (2004), Vergueiro e Ramos (2020) e Araújo (2013), que fundamentam as discussões propostas no artigo. A pesquisa foi conduzida com base na metodologia de revisão bibliográfica, permitindo uma análise crítica do conhecimento existente sobre o uso de histórias em quadrinhos no ensino de matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14247_TB5968_23102025211420.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADALTON DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "ADALTON" "autor_email" => "adalton.educacao@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127476 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5968 "inscrito_id" => 14247 "titulo" => "LEITURA E PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O desenvolvimento de práticas de leitura e escrita é uma tarefa necessária, mas desafiadora para a prática docente, exigindo estratégias didáticas que estejam focadas no aprimoramento de novas habilidades nos estudantes. Nesse contexto, surge a seguinte problemática: como a leitura e a produção de histórias em quadrinhos podem contribuir para o processo de letramento em matemática com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental? Este artigo tem como objetivo geral analisar a utilização de histórias em quadrinhos na literatura acadêmica voltada para o ensino de matemática para alunos do sexto ano. Os objetivos específicos são: a) fundamentar a pesquisa na perspectiva de discussões teóricas sobre letramento matemático; b) analisar artigos já publicados que abordam a leitura e produção de histórias em quadrinhos no contexto do ensino de matemática; c) compreender os limites e as possibilidades do gênero Histórias em Quadrinhos em atividades de leitura e escrita dentro do ensino de matemática. Para a análise dos dados, o referencial teórico é sustentado por autores como Street (2012), Kleiman (2004), Vergueiro e Ramos (2020) e Araújo (2013), que fundamentam as discussões propostas no artigo. A pesquisa foi conduzida com base na metodologia de revisão bibliográfica, permitindo uma análise crítica do conhecimento existente sobre o uso de histórias em quadrinhos no ensino de matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14247_TB5968_23102025211420.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADALTON DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "ADALTON" "autor_email" => "adalton.educacao@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }