Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE FUNGOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Os fungos são seres que abrangem uma enorme área da biologia, podem ser trabalhados e explorados em diversas áreas, como biotecnologia, agrícola, medicina, farmácia, indústria e também educação, no ensino de fungos. A pesquisa teve como questão problema abordar qual a contribuição dos recursos didáticos empregados no ensino de fungos no ensino fundamental?. Nesse sentido, o trabalho objetivou investigar os recursos didáticos utilizados para lecionar o conteúdo de fungos no ensino fundamental, tendo em vista a importância e impacto dos fungos na vida humana e nos ecossistemas e destacando a percepção dos alunos após a aplicação dos recursos. A metodologia utilizada foi a Revisão integrativa, onde houve a seleção de trabalhos acadêmicos a partir de critérios de inclusão e exclusão definidos, em seguida realizou-se a leitura e comparação dos trabalhos para então se organizar os dados obtidos em quadros e descrição textual dos recursos utilizados em cada um. Após a investigação dos trabalhos selecionados verificou-se quais tipos de recursos didáticos são utilizados e quais as principais contribuições do uso. Como resultado tem-se um trabalho (A1) que não foi aplicado com alunos, porém apresenta proposta de material didático, os autores das produções analisadas A2, M1 e M2 concluíram que a utilização de recursos didáticos, por exemplo, livros, álbuns de fotos, modelos didáticos, vídeos, jogos virtuais, etc., possibilitam contextualizar, aproximar e estimular os conteúdos de fungos aos estudantes proporcionando um aumento significativo no aprendizado sobre os organismos.

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