Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CARTOGRAFIA DE FORMA LÚDICA: O USO DE JOGOS PARA O ENSINO DE COORDENADAS E FUSOS HORÁRIOS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 02 - Didática e Currículo
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125139
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 805
    "inscrito_id" => 7089
    "titulo" => "CARTOGRAFIA DE FORMA LÚDICA: O USO DE JOGOS PARA O ENSINO DE COORDENADAS E FUSOS HORÁRIOS"
    "resumo" => "Este artigo apresenta um jogo educativo desenvolvido logo após uma monitoria na disciplina de Cartografia Geral do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Campina Grande. Um dos objetivos da monitoria é desenvolver um artigo ao fim do período e gerar um produto que possa ser utilizado nas aulas da disciplina e adaptável para outras disciplinas, tanto na universidade quanto no ensino médio e fundamental. Dessa forma, foram elaboradas trinta cartas, com perguntas relacionadas a coordenadas geográficas e fusos horários, que são respondidas de acordo com os mapas entregues aos alunos, tendo como objetivo principal o ensino e a compreensão de conceitos cartográficos. A primeira oportunidade de testar o jogo foi com os alunos da universidade, após a aula da disciplina Cartografia Geral sobre os temas coordenadas geográficas e fusos horários. Foram entregues as cartas com as perguntas e, junto delas, mapas específicos para cada pergunta, onde os estudantes deveriam achar as coordenadas e fusos horários corretos. A experiência foi muito positiva, pois os alunos gostaram bastante da atividade lúdica. Todos interagiram, o que proporcionou um momento de descontração além de aprendizado. A fundamentação teórica baseou-se no pensamento de Huizinga (1938), Piaget (1972), Vygotsky (1984), entre outros autores. A metodologia empregada na utilização desse jogo em sala de aula é de caráter qualitativo e de traço bibliográfico. O resultado obtido no uso do jogo no ensino da cartografia é uma estratégia eficaz para tornar a disciplina mais acessível e envolvente, facilitando a fixação de conteúdos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7089_TB805_21102025180806.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA MARIA ROSENO SOARES"
    "autor_nome_curto" => "ANA MARIA"
    "autor_email" => "ana.roseno@estudante.ufcg.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125139
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 805
    "inscrito_id" => 7089
    "titulo" => "CARTOGRAFIA DE FORMA LÚDICA: O USO DE JOGOS PARA O ENSINO DE COORDENADAS E FUSOS HORÁRIOS"
    "resumo" => "Este artigo apresenta um jogo educativo desenvolvido logo após uma monitoria na disciplina de Cartografia Geral do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Campina Grande. Um dos objetivos da monitoria é desenvolver um artigo ao fim do período e gerar um produto que possa ser utilizado nas aulas da disciplina e adaptável para outras disciplinas, tanto na universidade quanto no ensino médio e fundamental. Dessa forma, foram elaboradas trinta cartas, com perguntas relacionadas a coordenadas geográficas e fusos horários, que são respondidas de acordo com os mapas entregues aos alunos, tendo como objetivo principal o ensino e a compreensão de conceitos cartográficos. A primeira oportunidade de testar o jogo foi com os alunos da universidade, após a aula da disciplina Cartografia Geral sobre os temas coordenadas geográficas e fusos horários. Foram entregues as cartas com as perguntas e, junto delas, mapas específicos para cada pergunta, onde os estudantes deveriam achar as coordenadas e fusos horários corretos. A experiência foi muito positiva, pois os alunos gostaram bastante da atividade lúdica. Todos interagiram, o que proporcionou um momento de descontração além de aprendizado. A fundamentação teórica baseou-se no pensamento de Huizinga (1938), Piaget (1972), Vygotsky (1984), entre outros autores. A metodologia empregada na utilização desse jogo em sala de aula é de caráter qualitativo e de traço bibliográfico. O resultado obtido no uso do jogo no ensino da cartografia é uma estratégia eficaz para tornar a disciplina mais acessível e envolvente, facilitando a fixação de conteúdos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7089_TB805_21102025180806.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA MARIA ROSENO SOARES"
    "autor_nome_curto" => "ANA MARIA"
    "autor_email" => "ana.roseno@estudante.ufcg.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo apresenta um jogo educativo desenvolvido logo após uma monitoria na disciplina de Cartografia Geral do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Campina Grande. Um dos objetivos da monitoria é desenvolver um artigo ao fim do período e gerar um produto que possa ser utilizado nas aulas da disciplina e adaptável para outras disciplinas, tanto na universidade quanto no ensino médio e fundamental. Dessa forma, foram elaboradas trinta cartas, com perguntas relacionadas a coordenadas geográficas e fusos horários, que são respondidas de acordo com os mapas entregues aos alunos, tendo como objetivo principal o ensino e a compreensão de conceitos cartográficos. A primeira oportunidade de testar o jogo foi com os alunos da universidade, após a aula da disciplina Cartografia Geral sobre os temas coordenadas geográficas e fusos horários. Foram entregues as cartas com as perguntas e, junto delas, mapas específicos para cada pergunta, onde os estudantes deveriam achar as coordenadas e fusos horários corretos. A experiência foi muito positiva, pois os alunos gostaram bastante da atividade lúdica. Todos interagiram, o que proporcionou um momento de descontração além de aprendizado. A fundamentação teórica baseou-se no pensamento de Huizinga (1938), Piaget (1972), Vygotsky (1984), entre outros autores. A metodologia empregada na utilização desse jogo em sala de aula é de caráter qualitativo e de traço bibliográfico. O resultado obtido no uso do jogo no ensino da cartografia é uma estratégia eficaz para tornar a disciplina mais acessível e envolvente, facilitando a fixação de conteúdos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.