ABORDAGEM DOS MOLUSCOS NO ENSINO BÁSICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127414 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5807 "inscrito_id" => 12682 "titulo" => "ABORDAGEM DOS MOLUSCOS NO ENSINO BÁSICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O ensino de ciências é fundamental no processo de formação cidadã, para uma efetiva leitura de mundo e assertivas tomadas de decisões. Com o avanço da globalização, a expansão das tecnologias e mudanças climáticas, a educação ambiental (EA) torna-se fundamental. É preciso que essas questões sejam discutidas em todos os âmbitos sociais, mas principalmente na educação básica. Com isso, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) realizou a XXI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que em parceria com o Laboratório de Ictioparasitologia e Organismos Aquáticos (LIPOA), realizou ações de EA, tendo como foco o grande filo Mollusca, grupo de animais de corpo mole que podem ou não possuir concha, e que desempenham papel ecológico e econômico. Durante a exposição foram recebidas na Instituição 612 alunos e 38 professores de escolas públicas e privadas, de ensino fundamental e médio. Em laboratório com o apoio de um jogo de tabuleiro que continham perguntas e curiosidades sobre o filo mollusca e as características das classes pertencentes a esse grupo, como: Polyplacophora, Gastropoda, Bivalvia, Cephalopoda, foi possível sondar o conhecimento prévio dos visitantes. Em seguida foi realizada uma exposição sobre as características gerais do grupo e a importância ambiental, econômica e medicinal desses animais. Durante o processo era possível manusear os exemplares, o que possibilitou um maior engajamento e interesse dos participantes. Aproximar um conteúdo às vezes abstrato do contexto dos indivíduos por meio de animações promoveu um maior engajamento, possibilitando explorar a ludicidade para alcançar a compreensão acerca do tema. Esta ação se mostrou uma excelente ferramenta de EA no processo de formação, isto foi observado a partir do interesse dos estudantes e curiosidade gerada a partir da compreensão dos processos ambientais e das possíveis doenças geradas pelos animais, o que revela que o objetivo educacional foi alcançado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12682_TB5807_30102025101520.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HANNA BATSHEVA MARQUES MIGUEL" "autor_nome_curto" => "HANNA" "autor_email" => "hanna.marques@ufrpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127414 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5807 "inscrito_id" => 12682 "titulo" => "ABORDAGEM DOS MOLUSCOS NO ENSINO BÁSICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O ensino de ciências é fundamental no processo de formação cidadã, para uma efetiva leitura de mundo e assertivas tomadas de decisões. Com o avanço da globalização, a expansão das tecnologias e mudanças climáticas, a educação ambiental (EA) torna-se fundamental. É preciso que essas questões sejam discutidas em todos os âmbitos sociais, mas principalmente na educação básica. Com isso, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) realizou a XXI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que em parceria com o Laboratório de Ictioparasitologia e Organismos Aquáticos (LIPOA), realizou ações de EA, tendo como foco o grande filo Mollusca, grupo de animais de corpo mole que podem ou não possuir concha, e que desempenham papel ecológico e econômico. Durante a exposição foram recebidas na Instituição 612 alunos e 38 professores de escolas públicas e privadas, de ensino fundamental e médio. Em laboratório com o apoio de um jogo de tabuleiro que continham perguntas e curiosidades sobre o filo mollusca e as características das classes pertencentes a esse grupo, como: Polyplacophora, Gastropoda, Bivalvia, Cephalopoda, foi possível sondar o conhecimento prévio dos visitantes. Em seguida foi realizada uma exposição sobre as características gerais do grupo e a importância ambiental, econômica e medicinal desses animais. Durante o processo era possível manusear os exemplares, o que possibilitou um maior engajamento e interesse dos participantes. Aproximar um conteúdo às vezes abstrato do contexto dos indivíduos por meio de animações promoveu um maior engajamento, possibilitando explorar a ludicidade para alcançar a compreensão acerca do tema. Esta ação se mostrou uma excelente ferramenta de EA no processo de formação, isto foi observado a partir do interesse dos estudantes e curiosidade gerada a partir da compreensão dos processos ambientais e das possíveis doenças geradas pelos animais, o que revela que o objetivo educacional foi alcançado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12682_TB5807_30102025101520.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HANNA BATSHEVA MARQUES MIGUEL" "autor_nome_curto" => "HANNA" "autor_email" => "hanna.marques@ufrpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }