Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ABORDAGEM DOS MOLUSCOS NO ENSINO BÁSICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino de ciências é fundamental no processo de formação cidadã, para uma efetiva leitura de mundo e assertivas tomadas de decisões. Com o avanço da globalização, a expansão das tecnologias e mudanças climáticas, a educação ambiental (EA) torna-se fundamental. É preciso que essas questões sejam discutidas em todos os âmbitos sociais, mas principalmente na educação básica. Com isso, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) realizou a XXI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que em parceria com o Laboratório de Ictioparasitologia e Organismos Aquáticos (LIPOA), realizou ações de EA, tendo como foco o grande filo Mollusca, grupo de animais de corpo mole que podem ou não possuir concha, e que desempenham papel ecológico e econômico. Durante a exposição foram recebidas na Instituição 612 alunos e 38 professores de escolas públicas e privadas, de ensino fundamental e médio. Em laboratório com o apoio de um jogo de tabuleiro que continham perguntas e curiosidades sobre o filo mollusca e as características das classes pertencentes a esse grupo, como: Polyplacophora, Gastropoda, Bivalvia, Cephalopoda, foi possível sondar o conhecimento prévio dos visitantes. Em seguida foi realizada uma exposição sobre as características gerais do grupo e a importância ambiental, econômica e medicinal desses animais. Durante o processo era possível manusear os exemplares, o que possibilitou um maior engajamento e interesse dos participantes. Aproximar um conteúdo às vezes abstrato do contexto dos indivíduos por meio de animações promoveu um maior engajamento, possibilitando explorar a ludicidade para alcançar a compreensão acerca do tema. Esta ação se mostrou uma excelente ferramenta de EA no processo de formação, isto foi observado a partir do interesse dos estudantes e curiosidade gerada a partir da compreensão dos processos ambientais e das possíveis doenças geradas pelos animais, o que revela que o objetivo educacional foi alcançado.

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